9 dicas de como treinar bends na guitarra ou no violão
Melhore suas habilidades e avance com essas dicas de bends!
Uma das técnicas mais utilizadas na guitarra e no violão, os bends geram uma sonoridade incrível. Pensando nisso, listamos algumas dicas de como treinar bends!
Separamos alguns pontos que você pode focar seu treinamento para evoluir na guitarra e no violão. Vamos lá?
Como treinar bends? Aprenda com 9 dicas
Você provavelmente já sabe que bends são uma das técnicas de guitarra e violão mais comuns, que consiste em empurrar a corda para que uma nota se transforme em outra.
Então, pegue seu instrumento e venha com a gente nessa jornada!
1. Regule seu instrumento
Primeiro, a guitarra ou o violão deve estar bem regulado para a correta aplicação dos bends. Inclusive, esse é um fator crucial para a correta aplicação de variadas técnicas.
Por isso, certifique-se de que seu instrumento está bem regulado.
2. Use um afinador para ajudar
Antes de tudo, afine seu instrumento. Agora, toque a nota a ser alcançada e veja se a afinação dela está batendo certinho.
Faça o bend até o afinador mostrar que você chegou na nota certa. Com o tempo, seu cérebro fará essa identificação automaticamente.
3. Tenha um bend afinado
Uma das principais regras é ter um bend perfeitamente afinado. Claro que existem linguagens menos convencionais que utilizam bends com mais liberdade.
Porém, em um solo padrão, ele não deve sair do tom. Para tanto, você deve treinar o seu ouvido.
Acostume-se a identificar notas e intervalos apenas pela audição. Assim, a correta afinação de bends se tornará muito natural.
Outro ponto é tocar a nota alvo antes de levantar a corda. Isso porque a sonoridade a ser alcançada estará fresca em sua mente, fazendo com que você a reconheça com mais facilidade ao fazer o bend.
4. Tenha força nos dedos
Usar os dedos de apoio é fundamental para os bends, principalmente aqueles acima de um tom.
Para ganhar força nas mãos, comece com bends pequenos e os aumente gradualmente. Um bom objetivo seria conseguir fazer bends de dois tons.
Não esqueça de usar os dedos em “fila” para facilitar na hora de empurrar a corda. Outro fator que ajuda é treinar bends com os quatro dedos da mão esquerda (no caso dos destros).
5. Aprenda os diversos tipos de bends
Você sabia que existem diversos tipos de bends?
É muito importante que você domine todos: bend simples, bend release, reverse bend, bend em uníssono e bend duplo.
Isso aumentará seu vocabulário e tornará a sua pegada muito mais fluida. Além disso, vai enriquecer seus solos e improvisos.
6. Use todo o braço
Explore todo o braço do seu instrumento e faça bends em todas as cordas. Aprenda as notas ao longo da escala e se acostume a fazer bends em várias regiões.
Lembre-se também que bends graves são legais! Utilizá-los trará ainda mais identidade ao seu modo de tocar.
7. Tenha uma técnica limpa
Não é só a mão esquerda (para os destros) que deve ser trabalhada para a execução de bends.
Além de dar a palhetada, a mão direita precisa abafar as cordas que não estão sendo tocadas.
Se não fizer isso, o som sairá sujo, sem nitidez. É como se fosse um palm mute, porém, com a mão mais longe da ponte.
8. Dê personalidade aos seus bends
Agora que você já sabe como treinar bends afinados, limpos e por todo o braço, chegou a hora de ir além e dar personalidade a eles.
A primeira dica para bends com personalidade é misturar várias técnicas. Você pode dar um bend e logo depois emendar um vibrato nervoso, como Angus Young costuma fazer em seus solos no AC/DC.
Outra técnica que pode ser aplicada logo antes do bend é o slide. Dê um slide longo, faça um bend no final do movimento e repare como é criada uma sonoridade bastante diferente.
Use a sua imaginação para misturar outras técnicas com os bends, como harmônicos artificiais, tapping, alavancadas e por aí vai.
9. Tenha criatividade
Com criatividade, os bends podem ser ainda mais poderosos e impactantes. Um bom exemplo é o solo ao vivo de Parisienne Walkways, de Garry Moore.
O guitarrista usou o feedback gerado pela interação da guitarra com o amplificador para fazer um bend infinito!
Aprenda tudo de guitarra no Cifra Club Academy!
Gostou das nossas dicas de como treinar bends? Se você quer continuar os estudos, então conheça o Curso de Guitarra do Cifra Club Academy e avance nas suas habilidades no instrumento!
Fernando Paul
Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.