We Chords

Como tocar viola caipira: guia completo para começar agora

Descubra as principais características e técnicas necessárias para tocar viola caipira!

Antes de descobrir como tocar viola caipira, você deve saber que esse é um instrumento querido e representativo na música brasileira.

Ela possui uma história rica que se mistura com a própria história brasileira e se torna, inclusive parte da identidade nacional. Portanto, tocar viola também é uma forma de guardar a memória do nosso país!

A história da viola caipira é antiga. Muito popular em Portugal, chega ao Brasil no século XVI, onde adquiriu características particulares, diferentes da viola portuguesa. Aqui ela acabou sendo usada para diversos fins, mas no século XIX já era tida como um instrumento de caráter popular.

Vamos explorar desde as características básicas da viola até técnicas de nível intermediário, além de sugerir músicas e violeiros para inspirar sua jornada musical. Então, pegue sua viola e vamos começar!

Como tocar viola caipira? Guia completo para você começar agora

Por ser tão difundida no Brasil e por ter várias semelhanças com o violão, é comum as pessoas acreditarem que os instrumentos são quase iguais e que não possuem grandes diferenças.

Entretanto, são instrumentos muito diferentes e a viola caipira possui sua própria tradição e práticas muito bem estabelecidas. Bora descobrir e nos aprofundar nelas?

Principais características da viola caipira

A viola caipira é um instrumento de cordas bastante singular. Seu corpo é semelhante ao do violão no formato. Contudo, é comum que ela seja menor e com as curvas um pouco mais acentuadas.

Tradicionalmente, possui dez cordas de aço dispostas em cinco pares (chamadas de ordens), mas existem variações com mais pares de cordas e com cordas simples.

Outra coisa que difere a viola caipira do violão é a sua afinação. A combinação da afinação com o material e o número de cordas confere à viola caipira sua sonoridade única.

Ao contrário do violão, a viola caipira privilegia afinações abertas, ou seja, as próprias cordas soltas já formam um acorde. Essa sonoridade costuma ser mais ampla  e oferece uma previsibilidade maior na formação dos acordes.

Equipamento para começar

Para começar a tocar viola caipira você não precisa de muitos acessórios e a aquisição deles vai de acordo com a sua necessidade.

Alguns violeiros optam por usar uma dedeira no polegar da mão direita (ou esquerda para canhotos). Este é um item de preferência muito pessoal e subjetiva.

Você deve escolher de acordo com o conforto com que ela se encaixa no seu dedo e com a sonoridade que você quer alcançar. O ideal é testar várias marcas e tamanhos até encontrar a dedeira mais adequada ao seu gosto.

O capotraste é um acessório muito útil principalmente para acompanhar enquanto se canta. Com ele, você pode ajustar a tonalidade das músicas com maior agilidade. Lembre-se de comprar um capotraste específico para viola caipira.

Se você quiser que sua viola possa ser plugada em um amplificador ou mesa de som, nesse caso, primeiro é preciso comprar um instrumento que já tenha sido construído com esse recurso. Você também  precisará de cabos de boa procedência, para manter a qualidade de transmissão do som e durabilidade do acessório.

Além disso, é importante adquirir uma boa capa ou case para transportar sua viola. Os cases são ideais para viagens longas e oferecem forte proteção, mas são pesados. As capas são melhores para deslocamentos curtos e oferecem proteção limitada.

As diferentes afinações e acordes fundamentais

Como mencionado anteriormente, as afinações da viola caipira são bem particulares. Cada uma delas oferece possibilidades sonoras únicas e influencia diretamente os acordes que podem ser tocados.

Ao contrário do violão, que possui uma afinação padrão comumente aceita, a viola caipira possui diferentes afinações que variam ao longo do território nacional e são mais definidas pelo tipo de repertório tocado no instrumento.

Abaixo, estão dois tipos mais comuns de afinação da viola. Note que todos possuem as ordens mais graves afinadas em oitavas e as duas ordens mais agudas em uníssono.

Cebolão

A afinação Cebolão pode ser baseada em dois acordes principais: Ré Maior (Cebolão em Ré) ou Mi Maior (Cebolão em Mi)

cebolão
Créditos: Divulgação

Rio-Abaixo

Esta afinação se baseia no acorde de Sol Maior.

Rio-Abaixo
Créditos: Divulgação

Além dessas, outras afinações como a Boiadeira e a Natural (que é bem parecida com a afinação do violão) também são comuns.

Técnicas básicas

Algumas das técnicas da viola caipira são muito parecidas com as do violão. Por exemplo, você tem que trabalhar a independência dos dedos de ambas as mãos e aprender a apertar as cordas sem criar tensão. Entretanto, algumas técnicas têm suas particularidades.

Dedilhado/Ponteado

Como a viola caipira possui cordas duplas, você tem que se acostumar a atacar as cordas de cada par simultaneamente. Trabalhe exercícios de dedilhado para que você vá ganhando independência e destreza nessa técnica.

Pestana

A pestana é fundamental para tocar a viola caipira devido à sua afinação aberta. É importante que você separe alguns minutos para treinar este fundamento mesmo que não consiga realizar perfeitamente no início.

Ligados

Assim como em outros instrumentos de corda, os ligados também são técnicas importantes da viola. Entretanto, vai ser muito comum vermos o uso de pull-offs para cordas soltas, aproveitando a afinação do instrumento.

Também é importante mirar para acertar as duas cordas quando for fazer os hammer-on.

Levadas

Fazer levadas também é importante para aqueles que estão aprendendo a tocar a viola. Existem diversas levadas, correspondendo a ritmos específicos: toada, pagode, cateretê, cururu etc.

O segredo é escutar bastante cada ritmo e tentar reproduzir bem devagar no instrumento até ganhar fluência.

Acordes básicos

Com alguns acordes básicos você já pode começar a tocar vários clássicos do repertório da viola caipira. Muitas dessas músicas estão dentro da afinação da viola (Ré Maior, para o Cebolão, por exemplo).

Acordes básicos
Créditos: Reprodução

Por conta da afinação aberta, os acordes da viola caipira funcionam muito bem com fôrmas (por exemplo, você pode usar pestanas para montar diferentes acordes maiores).

Busque também explorar acordes com cordas soltas, para explorar a sonoridade natural e ampla do instrumento.

Músicas e violeiros para se inspirar

Nada melhor que se familiarizar com a sonoridade e as técnicas da viola caipira por meio da arte de violeiros e do repertório tradicional do instrumento. Abaixo temos alguns instrumentistas e músicas para te inspirar e descobrir como tocar viola caipira.

Cuitelinho – Pena Branca e Xavantinho

Uma música tradicional do repertório de viola é um excelente primeiro passo para aquele que se inicia na viola caipira.

Com Cuitelinho, você vai precisar dominar o ritmo da Toada além de três acordes simples (D, D7 e G).

Chico Mineiro – Tonico e Tinoco

Chico Mineiro é outra toada muito famosa, eternizada por Tonico e Tinoco. Com ela você vai continuar desenvolvendo a levada e aprender um novo acorde, o A7.

Pagode em Brasília – Tião Carreiro e Pardinho

Para tocar Pagode em Brasília, mas também a levada do pagode de viola. É uma música complexa, já de nível avançado, mas com uma sonoridade típica da viola caipira. Pode ser um bom objetivo a longo prazo.

Outros grandes nomes da viola caipira

Além dos já citados, é importante citar outros músicos, violeiros e pesquisadores que ajudaram a divulgar a viola caipira, a preservar sua memória e ampliar seu repertório.

Alguns desses nomes são: Tião Carreiro, Almir Sater, Roberto Corrêa, Ivan Vilela, Antonio Madureira, Chico Lobo e vários outros novos violeiros que ajudam a difundir esse instrumento.

A viola caipira é um instrumento rico em história e tradição, e aprender a tocá-la pode ser uma jornada gratificante. Com as técnicas certas, um repertório inspirador e muita prática, você estará pronto para celebrar a música brasileira.

Então, mãos à obra e comece sua jornada musical com a viola caipira!

Como tocar violão: explore novos horizontes musicais

Você aprendeu como tocar viola caipira e conheceu um pouco mais desse universo. Outro instrumento muito ligado à tradição da música brasileira é o violão.

Que tal se aprofundar neste instrumento conferindo como tocar violão? Aprenda técnicas básicas e outras informações sobre o violão e amplie ainda mais seu repertório musical. Até a próxima!

Picture of Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Read too

See more posts
OK