10 cifras simplificadas de Vitor Kley para aprender hoje
Aprenda a tocar no violão hits como O Sol, Morena, Adrenalizou e muito mais com essas cifras simplificadas de músicas do Vitor Kley!
Se você curte os sons do Vitor Kley, esse artista talentosíssimo e dono de vários hits, e quer turbinar o seu repertório, o artigo de hoje vai te ajudar bastante. Pensando em quem está iniciando os estudos no violão, separamos aqui as melhores cifras simplificadas de Vitor Kley!
Com as canções aqui listadas, você poderá praticar acordes, batidas e técnicas e, assim, evoluir no violão. Além disso, terá um setlist de sucesso na ponta dos dedos, perfeito para arrasar na rodinha com os amigos!
Músicas de Vitor Kley para tocar no violão
Veja as canções que separamos para você aprender hoje:
- O Sol
- Morena
- Adrenalizou
- Pupila
- A Tal Canção Pra Lua
- Ainda Bem Que Chegou
- O Amor É o Segredo
- Farol
- Mundo Paralelo
- Marambaia
As cifras simplificadas, de modo geral, contam com um número menor de acordes e aliviam solos e técnicas mais complexas. Porém, é essencial estudar com atenção e dedicação, para que seu aprendizado seja eficiente e mais rápido.
Bora lá conferir as cifras simplificadas de Vitor Kley?
1. Marambaia
Para tocar Marambaia, é preciso posicionar o capotraste na sétima casa, para subir três tons e meio.
A versão simplificada possui 4 acordes, mesma quantidade da cifra completa. Porém, com a mudança de tom, os shapes passam a ser: Am, E, Em e F.
Na introdução e no refrão, o ritmo é tocado com as batidas padrão. No restante da música, faça só um toque para baixo em cada acorde.
2. Mundo Paralelo
Em Mundo Paralelo, para subir um tom, coloque o capotraste na segunda casa.
Nessa versão, ao invés de 4 acordes e 2 pestanas, como na versão completa, temos 3 acordes e apenas 1 em forma de pestana. São eles: A7M, B9 e E7M.
Na primeira parte, toque uma vez para baixo em cada acorde. A partir do verso “Devagar, me desapego desse mundo paralelo”, entra a batida completa, que segue até o final.
3. Farol
Para tocar a cifra simplificada de Farol, não é necessário o uso do capotraste, como na versão completa.
Além disso, os acordes estão em suas formas mais simples: Am, C, D e Em.
A levada é a mesma do começo ao fim da canção, e a batida é tocada uma vez em cada shape. Note que há uma progressão de acordes padrão. Fixar essa sequência vai facilitar as transições de acordes.
4. O Amor É o Segredo
O Amor É o Segredo é tocada dois tons e meio acima. Por isso, posicione o capotraste na quinta casa.
Nessa versão, não temos os dedilhados. Sendo assim, faça uma batida para toda a faixa.
Atente-se em relação ao tempo em cada acorde, pois há momentos em que o ritmo é tocado duas vezes por shape, enquanto em outros é somente uma vez.
Em comparação com a cifra completa, há uma redução de 9 para 7 acordes, sendo que 2 deles têm pestana (Bb e Bm).
5. Ainda Bem Que Chegou
Antes de tocar Ainda Bem Que Chegou, coloque o capotraste na segunda casa, para subir um tom.
Nos dois primeiros versos, dê um toque para baixo em cada acorde. Em seguida, entram as batidas abafadas, que seguem até o final da música.
São 4 acordes no total (2 a menos que na versão completa). Dentre eles, apenas o E não é feito com pestana.
Tá começando sua jornada no violão e sente que precisa de um auxílio profissional de qualidade?
O curso de violão do Cifra Club Academy te garante um aprendizado dedicado à sua evolução, com aulas completas e instrutores capacitados!
6. A Tal Canção Pra Lua
A Tal Canção Pra Lua é composta por 4 acordes, e nenhum deles está em forma de pestana. Caso encontre dificuldades para executar o shape de F7M, utilize a ferramenta de variar acorde.
Nessa versão simplificada, sinta-se à vontade para tocar o ritmo de forma mais simples e solta. Para isso, tente tocar enquanto ouve a canção, para se adaptar à dinâmica da música.
7. Pupila
A cifra de Pupila conta com 4 acordes. São eles: A7M(9), Bm7, C#m7 e D7M.
Repare que as pestanas de Bm7 e C#m7 possuem formas iguais, mas são feitas em lugares diferentes, (segunda e quarta casas). O D7M também pode ser executado com uma pequena pestana, ou com os dedos 1, 2 e 3 (basta utilizar a ferramenta de variar).
O ritmo é tocado, do começo ao fim, com o mesmo padrão de batida.
8. Adrenalizou
Na introdução e na primeira parte de Adrenalizou, toque uma vez para baixo em cada acorde. Em seguida, entram as batidas base do refrão.
Na segunda parte, há uma variação no ritmo. Nesse trecho, faça apenas toques para baixo.
Assim como a versão original, a cifra simplificada tem 6 acordes ao todo. Porém, os shapes estão em suas formas mais conhecidas. Logo, não oferecem tanta dificuldade.
9. Morena (part. Bruno Martini)
A cifra de Morena pode ser tocada, do início ao fim, de duas maneiras: puxando as cordas (conforme mostra a tablatura) ou com batidas.
A canção conta com 5 acordes. Dentre eles, 3 têm pestana: Cm7, G7 e G7(13-).
Além disso, note que os shapes seguem a mesma progressão o tempo todo, o que pode facilitar para fixar as transições de acordes.
10. O Sol
A cifra de O Sol simplificada conta com somente 4 acordes, sem nenhuma pestana. São eles: Am, C, D e Em. São 8 shapes a menos que a versão completa!
Além disso, aqui também não há os solos nem o uso do capotraste. O ritmo segue o mesmo padrão do começo ao fim, sem variações.
Para saber mais detalhes e conferir outras dicas, assista à videoaula abaixo:
E aí, conseguiu tocar as cifras simplificadas do Vitor Kley? Esperamos que as músicas listadas tenham te ajudado a pôr suas habilidades em prática e, consequentemente, contribuído para sua evolução no instrumento!
Mas, agora, que tal um desafio? Passe para as cifras completas de Vitor Kley e aprenda ainda mais músicas, com um nível de dificuldade maior. Bora evoluir nos estudos?
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.