Aprenda a tocar 7 músicas de agradecimento no violão
Aumente seu repertório com nossa lista de músicas de agradecimento!
A música é uma poderosa maneira de expressar sentimentos, e entre eles, está a gratidão. Por isso, que tal conhecer e se emocionar com algumas músicas de agradecimento?
Essas canções são peças-chave em um repertório musical, por ajudarem a criar conexão com o público e transmitir mensagens positivas. Então, afine seu violão e venha com a gente!
7 músicas de agradecimento para tocar no violão
As músicas de agradecimento são bastante versáteis e têm muito a agregar em seu repertório.
Prepare-se para conhecer e praticar novos ritmos, acordes e técnicas. Dê uma olhada no que selecionamos:
- Obrigado Mãe
- Gracias a La Vida
- A Paz
- Gratidão
E muito mais!
1. Obrigado Mãe — Naiara Azevedo
Obrigado Mãe é uma excelente oportunidade para praticar suas habilidades no dedilhado, que segue dessa forma em toda a primeira parte. As batidas entram junto da bateria, já na segunda parte.
Também uma boa chance para ampliar seu repertório de acordes e transições entre digitações mais complexas. Ao todo temos 18 acordes e 4 deles estão em pestana.
Lembre-se de posicionar o capotraste na primeira casa para subir meio-tom!
Se você ainda estiver iniciando no violão e preferir deixar os acordes mais sofisticados de lado, experimente tocar as cifras simplificadas de Obrigado Mãe! Ela conta com apenas 7 acordes e, dentre eles, 4 pestanas.
2. Gracias a La Vida – Mercedes Sosa
Antes de tocar Gracias a La Vida, lembre-se de colocar o capotraste na primeira casa. O seu ritmo conta com uma levada bem solta, que varia entre dedilhados, puxadas e batidas.
Estude por partes e escute a versão original para usá-la como referência, mas fique livre para ajustar ao seu estilo.
Na introdução, há um solo que é interessante conhecer a técnica de slide. Ao todo, são 16 acordes, alguns mais simples e outros mais complexos, com 3 pestanas entre eles.
3. A Paz – Gilberto Gil
A Paz é indicada para você que quer praticar arpejos! O dedilhado da introdução seguirá de base para o restante da canção.
Por isso, estude as tablaturas e faça quantas repetições precisar. Se necessário, comece mais devagar e aumente conforme conseguir.
Nessa canção não há nenhum acorde com pestana. Contudo, Am7(9), Am7(9)/G e B7/F# podem exigir uma maior dificuldade, dependendo da sua desenvoltura.
Se preferir, utilize a ferramenta de variar acorde para te dar uma ajudinha.
4. Gratidão — Xande de Pilares
Gratidão possui um ritmo padrão do começo ao fim. Fique de olho nas pausas, principalmente no pré-refrão, e nas transições.
Por isso, acompanhe as cifras para saber o tempo exato entre elas. Repare também nos respectivos bordões de cada acorde!
Ao todo, são 6 acordes, com somente uma pestana, na primeira casa. Com exceção do pré-refrão, note que a música repete a seguinte progressão o tempo todo: C – C7 – F7M – Fm.
5. A Amizade – Fundo de quintal
A levada de A Amizade é acompanhada pelo ritmo característico do samba. Então, pratique puxadas e o bordões de cada acorde.
Cuidado com as passagens que possuem transições, passe verso por verso para conseguir entender a dinâmica da música.
Essa é uma ótima oportunidade para ampliar seu repertório de acordes e conhecer novas sonoridades. São 24, sendo que 5 estão em forma de pestana.
6. Gratidão – L7NNON
Indicada para quem está iniciando os estudos no violão, Gratidão pode ser praticada com variações simples de ritmo e transições entre acordes sem pestana.
Toque uma vez para baixo em cada acorde na introdução e no pré-refrão. São 4 acordes que repetem a seguinte progressão do começo ao fim: Em – G – D – Am.
7. Peça Felicidade – Melim
Para tocar Peça Felicidade com as formas de acorde mais acessíveis, é preciso subir 2 tons. Por isso, coloque o capotraste na quarta casa.
O ritmo da canção é bastante diversificado e você precisa saber 4 ritmos que variam entre batidas e toques soltos.
São 4 acordes, sem grandes dificuldades, e apenas um deles está em forma de pestana.
Acompanhe nossa videoaula, confira mais detalhes sobre os ritmos e aproveite para praticar com o instrutor!
Avance nos estudos com o Cifra Club Academy
E aí, quais músicas de agradecimento entraram no seu repertório e mais contribuíram para sua evolução musical?
Continue sua jornada de aprendizado com o Cifra Club Academy! Aproveite seu tempo livre para praticar, quando e onde quiser, com os melhores professores.
É a sua chance de aprofundar conhecimentos no seu instrumento favorito de forma prática e consistente. Bora?
Bons estudos e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.