We Chords

Os principais instrumentos de música andina para conhecer

Quais instrumentos de música andina você conhece? Neste post, te apresentamos 7 deles.

Dentro da grande variedade sonora e musical latino-americana, os instrumentos de música andina são, sem dúvida, dos mais característicos. E eles não são especiais apenas para os latinos, mas também para todos os amantes da música do mundo!

Mulher tocando o instrumento musical suki
O suki é um dos instrumentos de música andina mais famosos (Foto: Reprodução/Letras)

Vamos falar de uma das regiões mais especiais da música latino-americana, cheia de identidade com seus instrumentos e a particularidade de seus sons.

Onde ficam os Andes e a região Andina?

Embora a chamada região andina receba o nome de Cordilheira dos Andes e se estenda por todo o continente, a música andina não a abrange totalmente.

O que conhecemos como música andina se localiza entre a Bolívia, Peru, Equador, norte do Chile e norte da Argentina. Também aparece ao sul da Colômbia e de uma parte da Venezuela, compondo o ecossistema musical andino.

Não apenas existem características comuns da parte musical entre esses países, mas também existem conexões em outras atividades culturais. Por exemplo, a gastronomia, a religião e a arte originária.

Nesse sentido, a diversidade e a variedade fazem da cultura andina um universo rico e único!

Então, vamos conhecer agora alguns dos instrumentos andinos mais populares, suas características principais e sua sonoridade!

Instrumentos de música andina: características e particularidades

Existe uma enorme quantidade de instrumentos de música andina. Seu catálogo é riquíssimo e engloba instrumentos de corda, percussão e sopro.

Veremos alguns dos mais importantes que se encontram presentes em uma grande parte dessa região.

Bora lá?

1. Quena

A quena é talvez o instrumento mais característico de toda a região andina, e seu nascimento remonta aos tempos pré-colombianos, antes mesmo dos incas.

Sua sonoridade é incomparável e uma marca registrada da sonoridade da região. É muito usada na música atual, combinada com instrumentos tradicionais e até com elementos eletrônicos.

É um instrumento de sopro feito de madeira, cana ou bambu e tem uma construção similar à de uma flauta clássica.

Além disso, seu bocal é oco. Para tocá-la, é preciso colocar a boca de uma maneira especial, bloqueando a passagem de ar e, ao mesmo tempo, permitindo que o som escape.

Ouça um solo de quena a seguir:

2. Charango

Outro dos instrumentos mais característicos da música andina é o charango. Está presente principalmente na música do altiplano e da puna da Cordilheira dos Andes, geograficamente localizado entre Peru, Bolívia, Argentina e Chile.

É um instrumento de cordas construído inicialmente com a casca do tatu, e seu encordoamento é composto por cinco pares de cordas.

Sua origem é uma combinação de instrumentos pré-colombianos, como a viola de mão (vihuela, em espanhol), com a influência daqueles que chegaram com a colonização, como o timple e a adaptação do violão de cinco cordas.

Atualmente, são construídos com madeira e podem ser ouvidos em muitos dos ritmos andinos, principalmente nos carnavalitos, sayas e huaynos. Confira no vídeo a seguir:

3. Siku

O siku (ou zampoña) é um instrumento de sopro característico da região da família das flautas de pã. É construído com cana e, em língua aimará, significa “tubo que dá som”.

Efetivamente consiste em duas fileiras de tubos de tamanhos diferentes (organizados em forma decrescente), onde cada um é uma das notas do instrumento.

Sua origem não é bem conhecida, mas há registros de sua existência desde tempos remotos.

Como muitos dos instrumentos andinos, existem flautas de pã de muitas formas, tamanhos e sons diferentes. Por isso, é muito comum ouvir bandas de sikus com diferentes sons que formam uma coleção única de timbres:

4. Ronroco

Da família do charango, o ronroco é uma variedade de tom mais baixo e corpo um pouco maior que o seu antecessor. Sua origem é boliviana, e o instrumento foi criado pelo músico Mauro Nuñez Cáceres.

Mais tarde, outro músico e luthier, Wilson Hermosa, da famosa banda Los Kjarkas, acabou por arrematar a sua sonoridade e construção final.

Possui também cinco pares de cordas e seu tamanho é maior que o dos demais charangos, pois tem aproximadamente 80 cm.

Recentemente, voltou à cena pelo conhecido músico Gustavo Santaolalla. Confira o som no vídeo:

5. Tarka

A tarka é um instrumento de sopro de origem boliviana criado pela cultura aimará. Quase todo o seu design foi preservado desde as primeiras versões, tornando-o um dos instrumentos que menos sofreu modificações.

É feito de madeira e tem uma forma de paralelepípedo particular. É construído a partir de uma única peça que possui seis orifícios para notas, além do orifício de saída e do bocal.

Seu som é super particular, cheio de harmônicos e com um timbre oco. É usado principalmente em festas e Carnavais.

6. Flauta de pã andina

Outro instrumento de sopro, familiar do suki, é a flauta andina. Espalhada por toda a Cordilheira dos Andes, ela também é feita de flautas de cana dispostas em ordem decrescente e muitas vezes formando a escala pentatônica.

A diferença para o siku é que a flauta andina não possui duas fileiras de tubos, mas apenas uma. Dessa forma, possui um tamanho maior e também gera outra forma de execução.

Ademais, o siku força o instrumento a se mover para frente ou para trás, enquanto a flauta é executada movendo-se para os lados.

7. Caja (andina)

Embora existam muitos tipos de caixas em todo o mundo, a caja andina possui propriedades que lhe conferem um som único.

É um pequeno tambor feito de madeira clara com duas cabeças de couro de vaca ou cabra. Em sua parte inferior, possui duas cordas ou laços feitos de tripa esticados sobre a membrana.

É usado principalmente em gêneros como chaya, vidala ou baguala, e é muito característico ouvir a combinação de uma voz solo acompanhada com a caja andina. Isso gera muita profundidade e transporta os ouvintes para a geografia das montanhas.

A música e os instrumentos andinos estão cheios de timbres únicos para curtir. Estes e muitos outros constituem a gama sonora da nossa cordilheira e seus arredores.

Portanto, compartilhe este artigo em suas redes! Assim, todos os amantes da música poderão conhecer mais sobre os sons latino-americanos e o rico universo dos instrumentos musicais andinos.

Picture of Amana Dias

Amana Dias

Tradutora e professora de espanhol, é apaixonada por música e trabalha como analista de revisão e produção de conteúdo do blog e site em espanhol do Cifra Club desde 2021.

Read too

See more posts
OK