We Chords

Tudo sobre Impulse Response: o que é e como usar na guitarra

Quer melhorar a qualidade do som da sua guitarra? Conheça o Impulse Response e descubra como esse recurso pode te ajudar!

“Nunca foi tão fácil ser guitarrista.” Essa frase está na boca de muitos profissionais do ramo musical. De fato, nos últimos anos, o acesso à informação e a equipamentos bons e baratos foi democratizado, além do fato de que a tecnologia trouxe possibilidades anteriormente impensáveis em relação a timbres. Nesse sentido, o Impulse Response (IR) veio para ficar.

Guitarrista mexendo no amplificador
O Impulse Response é um recurso queridinho de muitos guitarristas (Foto: Reprodução/Pexels)

Definitivamente, o recurso de IR deu um basta aos sons abelhudos e irritantes das ligações de guitarra em linha. Assim, é possível dispensar o uso de gabinetes e conectar pedais e pedaleiras na mesa de som, com resultados convincentes e realistas.

Isso tudo porque o Impulse Response recria as características sonoras dos alto-falantes e microfones físicos!

Então, se você quer saber o que é e como importar Impulse Response no seu equipamento, continue com a gente!

O que é Impulse Response na guitarra?

Resumidamente, o Impulse Response é a captura da característica sonora de caixas, alto-falantes e microfones reais. Isso é feito por meio da geração de um impulso em uma cadeia de sinal, mensurando os resultados objetivamente.

Alguns dos elementos analisados são:

  • Tempo de reverberação;
  • Curva de equalização;
  • Ressonância.

De maneira geral, a tecnologia de Impulse Response pode abranger uma corrente eletrônica, um cálculo econômico ou um som – este é o caso dos instrumentos musicais.

Nesse sentido, as informações obtidas pelo processo de geração do IR são armazenadas em um arquivo WAV, que pode ser lido por equipamentos compatíveis, como pedais, pedaleiras e plugins.

É importante deixar claro que o Impulse Response não costuma registrar as características do amplificador ou dos efeitos utilizados, mas apenas dos equipamentos que vêm depois deles na cadeia de sinal.

Ou seja, caixa, alto-falante, possível hardware externo (preamp de microfone, por exemplo), microfone e o próprio ambiente.

Dessa forma, o Impulse Response é como uma fotografia do momento: ele registra o resultado sonoro daquele alto-falante, naquele ambiente, com aquele microfone, naquela posição.

Normalmente, os IRs são produzidos dentro de estúdios profissionais, com equipamentos e salas de ótima qualidade. Assim, os resultados são impressionantes!

Qual a diferença entre Impulse Response e simulação de caixa?

Ok, já deu para entender o conceito por trás da tecnologia dos IRs. Porém, você pode estar se perguntando: qual a diferença entre a simulação de gabinetes tradicional e o Impulse Response? Não são a mesma coisa?

Bom, eles têm propósitos parecidos, mas a forma com que são feitos é bem diferente.

Primeiramente, os simuladores de caixas, presentes nas antigas pedaleiras de guitarra, modificam o sinal por meio de ajustes de equalização e ambiência.

Assim, o som que vem da emulação de amplificador é moldado para que se saia melhor em ligações em linha. Ou seja, os simuladores de gabinete tratam o som artificialmente, digamos assim.

Por outro lado, o Impulse Response é um retrato da realidade, já que foi medido, gravado e recriado a partir de equipamentos físicos. Não é uma aproximação artificial, mas uma captura de um ambiente real

Portanto, apresenta muito mais fidelidade e naturalidade de som para ligações em linha, especialmente com distorção.

Para que serve Impulse Response?

Acima de tudo, o Impulse Response surgiu para melhorar o resultado de ligações em linha ao recriar as características sonoras de equipamentos físicos com grande fidelidade.

Nesse contexto, se você quer saber quais são as principais vantagens de usar Impulse Response para guitarra, confira a lista a seguir: 

  • Ter um som mais convincente e orgânico em ligações em linha;
  • Garantir um resultado sonoro uniforme em ambientes diferentes;
  • Praticidade, já que dispensa o uso de caixas e microfones físicos;
  • Vasta biblioteca de IRs disponível na internet, gratuitos e pagos;
  • Grande realismo de timbre com fones de ouvido e monitores;
  • Maior customização de sons pelo próprio usuário.

Impulse Response: como usar?

Conforme mencionamos anteriormente, o Impulse Response é um pequeno arquivo em formato WAV.

Porém, ele é tão curto que, se você tentar tocá-lo em um reprodutor de áudio, não ouvirá nada. Então, para usá-lo com o seu setup de guitarra, é necessário um equipamento com capacidade de leitura de Impulse Response, o chamado IR Loader.

Por exemplo, se você usa pedais analógicos, sabe que ligá-los diretamente em linha irá gerar um som estranho e abelhudo, certo? Para melhorar esse resultado, você decide utilizar um Impulse Response.

Então, será necessário um pedal (ou pedaleira) que leia arquivos IR, ficando no fim da cadeia do sinal. Um exemplo é o Sonicake Sonic IR.

Por si só, isso melhora muito o timbre em linha, mas os resultados mais profissionais são obtidos quando há um pré-amplificador antes do Impulse Response.

Dessa forma, é possível imitar todas as etapas da cadeia de sinal tradicional, adicionando uma coloração de pré similar ao dos amplificadores de guitarra.

A importância do pré-amplificador no uso do IR

Pense assim: com equipamentos físicos, você não liga os pedais direto na caixa, certo? Você os conecta no input do amplificador, cujo pré tem o objetivo de moldar o som. Aí, sim, o sinal vai para os alto-falantes.

Nesse contexto, você pode utilizar um pré-amplificador com característica limpa, ligando os seus pedais antes dele. Já o IR Loader vem por último.

As emulações de amplificadores de pedaleiras digitais são um pré-amplificador por si só. Por isso, muita gente compra pedaleiras compatíveis com IR para colocar depois dos pedais analógicos em ligações em linha.

Dessa forma, você garante o pré e o IR em um só equipamento. Já se você tem uma pedaleira compatível com IR, não precisa de mais nada.

Como importar Impulse Response?

Uma vez que entendemos o processo até aqui, vem a questão: como importar Impulse Response na sua pedaleira?

É bem simples: basta baixar o arquivo de IR no seu computador. Depois, conectar o seu IR Loader via USB, transferindo o arquivo para a pasta específica de IRs do equipamento. Cada produto organiza os arquivos de uma forma. Portanto, leia o manual, ok?

No entanto, se você deseja apenas usar o IR no computador para estudar ou gravar, é necessário ter um software ou plugin que leia arquivos com essa tecnologia. Há opções gratuitas e muito boas no mercado, como o NadIR, da empresa Ignite.

Assim, é só usá-lo em sua DAW, colocando-o depois dos pedais e do pré, sejam eles reais ou simulados.

Quais pedaleiras têm Impulse Response?

Em seguida, confira a lista de pedaleiras populares da atualidade que contam com a tecnologia de Impulse Response.

Tenha em mente que listamos apenas alguns modelos do mercado – se o produto que você tem em mente não constar aqui, cheque a compatibilidade com IR no site do fabricante, combinado?

  • Zoom G6 e G11;
  • Mooer GE150 e GE200, GE300;
  • Nux MG-30, MG-300 e MG-400;
  • Cuvave Cube Baby;
  • Ampero One e II Stomp;
  • Line 6 POD Go e Helix;
  • Boss GT-1000 e GX-100;
  • Headrush MX5, Pedalboard e Prime;
  • Fractal FM3 e FM9;
  • Kemper Stage;
  • Neural DSP Quad Cortex.

Impulse Response para outros instrumentos

Assim como na guitarra, o IR pode ser aplicado em outros instrumentos. Por exemplo, existe o Impulse Response para baixo.

A lógica é a mesma: utilizar a tecnologia na última etapa da cadeia sinal, recriando o timbre de caixas e microfones em ligações em linha. Portanto, é indicado que haja um pré-amplificador antes do Impulse Response, ok?

Já o Impulse Response para violão tem sido utilizado de uma maneira um pouco diferente. Os arquivos apresentam a resposta sonora de instrumentos profissionais, como Martin e Taylor, microfonados em estúdio.

Ao ligar um violão elétrico com pré e captador piezo a um IR para violão, aquele sinal plastificado dá lugar a um timbre orgânico e natural.

Por exemplo, é dessa maneira que funciona a linha Fishman Aura. Porém, com a popularização dos IRs, qualquer um pode se beneficiar da tecnologia. Basta baixar os arquivos em pedais ou pedaleiras compatíveis.

Já se for usar no computador, é só ter um programa ou plugin com leitura de arquivos IR.

Muito legal a tecnologia de Impulse Response, não é mesmo? Agora você sabe do que se trata esse recurso e como tirar o melhor dele com o seu próprio equipamento. Ou seja, muitos timbres matadores virão por aí, temos certeza!

Além de ter um bom som, todo guitarrista que se preze deve dominar a teoria e a prática. Nesse sentido, saiba que o curso de guitarra do Cifra Club Academy foi criado pensando nas suas necessidades. Nesse sentido, ele é completo, organizado e eficaz (além de possuir preço acessível!).

Assim, você pode evoluir musicalmente no conforto do seu lar, estudando no seu próprio ritmo e sem lacunas de conhecimento. Curtiu a ideia? Então, não perca mais tempo e faça a sua assinatura agora mesmo! Você não vai se arrepender.

Curso de guitarra do Cifra Club Academy
Picture of Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Read too

See more posts
OK