Aprenda a tocar grandes clássicos do rock no ukulele
Aumente o seu repertório no ukulele com esses grandes clássicos do rock!
Você já imaginou tocar grandes clássicos do rock no ukulele? Garantimos que o resultado dessa mistura de sonoridades fica muito bacana de tocar e escutar!
Separamos uma lista com o melhor do rock para você aprender a tocar no ukulele, aumentar seu repertório e avançar nos estudos. Bora?
10 clássicos do rock no ukulele para tocar agora
O ukulele nos transmite uma energia muito good vibe, mas ele também pode acompanhar a atitude rock’n’roll!
A versatilidade e o timbre do ukulele, seja ele soprano, concert, tenor ou barítono, certamente vai te surpreender e incentivar nos estudos do instrumento. Vamos lá!
1. Come As You Are – Nirvana
Começando nossa lista de clássicos do rock no ukulele, Come As You Are não poderia ficar de fora.
Para tocar o marcante riff que segue durante boa parte da música, você precisa de agilidade, para que ele saia com perfeição.
Quanto aos acordes, você não terá muitas dificuldades (são 5 no total). Então, foque no andamento da música para não se perder durante as passagens.
2. Tempo Perdido – Legião Urbana
Clássico das rodinhas de violão, Tempo Perdido também se encaixa perfeitamente no ukulele! O dedilhado da introdução pode ser adaptado sem problemas.
Só não se esqueça que a afinação dos instrumentos é diferente. Ou seja, a localização das notas do dedilhado também será diferente.
Na maior parte da música, seguiremos a sequência de acordes C – Am7 – Bm – Em. Apenas em algumas passagens teremos uma variação.
3. Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses
Se você gosta de desafios e quer partir para um nível elevado no ukulele, Sweet Child O’ Mine é perfeita para isso!
Para tocar o arrepiante solo dessa música, você precisará de muita técnica e treino. Essa versão no ukulele fica muito bacana e com uma sonoridade brilhante.
Aqui, vários acordes são sustenidos, uma boa oportunidade para aumentar seu repertório. E aí, vai encarar?
4. Smoke On The Water – Deep Purple
Chegou a hora de deixar Smoke on the Water com uma nova roupagem, na vibe praiana do ukulele! A sonoridade do riff fica muito boa, e ele pode ser adaptado sem dificuldades.
Todos os acordes possuem quinta e alguns têm formas semelhantes, mudando apenas de casa.
A primeira e a segunda parte repetem uma sequência de dois acordes (G5 e F5), e no refrão se repetem C5, Ab5 e G5.
5. Seven Nation Army – The White Stripes
Para tocar esse clássico do rock que é Seven Nation Army, não podemos deixar de aprender seu inconfundível riff. Treine as repetições e logo pegará o ritmo.
O riff se prolonga por praticamente toda a canção, então estude bem cada parte. Para facilitar, aprenda cada estrofe separadamente.
Assim, você conseguirá entender melhor a particularidade de cada uma.
6. Do I Wanna Know – Arctic Monkeys
O grande lance para tocar a versão simplificada de Do I Wanna Know é prestar atenção na troca de acordes.
Treine e ouça a música quantas vezes achar necessário para se acostumar com a levada.
O riff que inicia e se prolonga por quase toda canção pode ser feito apenas na introdução, enquanto não entram os vocais.
Em seguida, podemos seguir com as batidas. Os acordes não são muito complexos, então com algumas repetições você conseguirá tocar esse clássico do rock sem surpresas.
7. What’s Up – 4 Non Blondes
Para tocar What’ Up, você precisa saber apenas três acordes: A, Bm e D formam a sequência que irá se repetir até o final.
Caso você seja iniciante no instrumento, essa música é ótima para treinar as mudanças de acordes.
O ritmo também será o mesmo do começo ao fim. Portanto, estude bem a levada das batidas para não se perder! Vamos tentar?
8. Let It Be – The Beatles
Grande sucesso dos Beatles, Let It Be pode ser tocado com apenas 4 acordes nessa versão simplificada (Am, C, F e G).
Preste atenção nas passagens, pois temos uma variação nestes momentos e no refrão.
Se preferir, a primeira parte da música pode ser tocada em dedilhado. O ritmo segue o mesmo até final, então treine a troca de acordes e a levada.
9. Back In Black – AC/DC
Back In Black também é uma daquelas músicas para te desafiar e, ao mesmo tempo, fazer você aprender! O riff pode ser adaptado para o ukulele e fica com um timbre muito bacana.
Também será preciso dar atenção às batidas alternadas e ter cuidado com o tempo. Esse hit ainda conta com acordes com quinta, que tem formas diferentes das habituais.
10. Enter Sandman – Metallica
Para fechar a nossa lista de clássicos do rock tocados no ukulele em grande estilo, temos Enter Sandman.
Logo na introdução, há o famoso e inesquecível riff que precisará de um certo tempinho de dedicação e, claro, repetições.
Com o início dos vocais você pode fazer uma variação do ritmo e alternar entre toques e o solo. Assim como na música anterior, aqui temos a presença de acordes com quinta.
Aprenda ukulele com o Cifra Club
Você aprendeu a tocar grandes clássicos do rock no ukulele, além de ter aumentado o seu repertório.
Quer trazer o som do rock para o seu ukulele? Baixe nosso ebook e explore um novo mundo de possibilidades.
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.