We Chords

8 músicas do rock nacional para tocar no violão

Confira nossa lista com grandes nomes do rock nacional para desenvolver suas habilidades no violão e aumentar o repertório!

O rock nacional, com origem nos anos 1960, teve grande influência na sociedade e na música brasileira. O legado desse gênero continua ressoando nos dias atuais e se renovando com as novas bandas que crescem na cena.

Por isso, se você aprecia essa vertente da música brasileira, e já tem em seu repertório alguns clássicos do pop rock nacional, prepare-se. Hoje vamos dar as melhores dicas de rock nacional para tocar no violão!

Rock nacional para tocar no violão: 8 músicas para aprender e aumentar seu repertório

Chegou a hora de aprender a tocar rock brasileiro no violão e ampliar seu repertório com grandes sucessos da música brasileira. Vamos nessa?

Veja algumas das faixas que entraram na nossa setlist de hoje:

  • Pra Ser Sincero
  • Gitá
  • Olhos Certos
  • Razões e Emoções

E muito mais!

1. Pra Ser Sincero – Engenheiros do Hawaii

O grande segredo de tocar Pra Ser Sincero está no dedilhado, que aparece na introdução e também entre algumas estrofes. Faça quantas repetições precisar até conseguir fixar a melodia, e se for necessário, comece mais devagar.

Na maior parte do tempo o ritmo fica variando entre o dedilhado, puxadas das cordas e toques para baixo. Apenas na terceira parte entram as batidas, bem características do rock.

Quanto aos acordes, são 8 no total. Note que nessa canção o A está em forma de pestana, na segunda casa.

2. Gitá – Raul Seixas

Gitá pode ser tocada do começo ao fim com apenas um ritmo! Caso prefira, você pode fazer variações na levada, para se adequar ao seu estilo.

Essa é uma boa música para você que está começando a tocar pestanas. Dentre os 9 acordes, 4 estão nessa forma: 2 na segunda casa (F#7 e F#m) e 2 na quarta casa (C#m7 e G#7).

3. Olhos Certos – Detonautas

Se você está iniciando os estudos no violão, Olhos Certos é ótima para praticar levada e as transições de acordes.

Aqui temos 6 shapes, e repare que alguns possuem a forma bem semelhante, como C#m, A7M e F#7(11). O ritmo é padrão durante toda a música.

4. Razões e Emoções – Nx Zero

Para tocar Razões e Emoções, é preciso afinar seu violão em meio tom abaixo, ficando da seguinte forma: Eb AbDbGbBbEb. Em diversos momentos da música temos dedilhados e riffs, por isso, divida as estrofes e veja cada uma separadamente.

O ritmo passa por variações nas batidas, como toques alternados e toques apenas para baixo. São 9 acordes no total, sem nenhuma pestana.

Para te ajudar nesse desafio, confira a nossa videoaula completa e acompanhe cada detalhe!

Caso prefira tocar na afinação padrão, e com um único ritmo, confira a versão simplificada de Razões e Emoções.

5. Equalize – Pitty

Logo na introdução de Equalize temos um solo, sendo essencial estar com técnica a de hammer on em dia. Antes do primeiro refrão e na parte final da canção, também temos outros solos, onde aparece a técnica de slide.

O ritmo possui variações entre as estrofes da canção e algumas passagens, por isso, veja cada parte com calma.

Além disso, tenha atenção às transições, pois há momentos em que o ritmo será tocado dividido entre os acordes. Aqui temos 9 acordes, e dentre eles, 3 estão em forma de pestana.

6. Não Sei Viver Sem Ter Você – CPM 22

Um dos grandes clássicos do rock nacional para tocar no violão, Não Sei Viver Sem Ter Você é composta por alguns dedilhados e frases. Cada parte da música conta com uma variação no ritmo, então, estude-os bem antes de ir para o próximo.

São 12 acordes no total, sendo alguns mais simples, como C7M; e outros mais complexos, como G7M(13).

7. Piloto Automático – Supercombo

A primeira e segunda parte de Piloto Automático são acompanhadas por um dedilhado, tocado nas cordas mais graves do violão. Já as batidas entram apenas nos refrões.

Na parte final também há um dedilhado, mas dessa vez com as notas nas cordas mais agudas do violão. Para finalizar, mais uma sequência de batidas.

Nessa canção não temos nenhuma pestana, porém, alguns acordes estão em formas não muito conhecidas. Para tocar sem tantas variações na levada e com acordes mais práticos, veja também a versão simplificada de Piloto Automático!

8. Agora Só Falta Você – Rita Lee

Agora Só Falta Você é uma boa para você que está no nível intermediário e pretende aprimorar suas habilidades. Nela, temos variações rítmicas e passagens que exigirão a técnica de slide.

Os seus 7 acordes não são complexos. Dentre eles, há apenas 2 pestanas, ambas na primeira casa.

Caso deseje tocar de forma mais direta, sem grandes variações, confira a versão simplificada de Agora Só Falta Você!

Descubra músicas do rock atual para tocar

Então, gostou da nossa seleção de rock nacional para tocar no violão? Esperamos que tenha conseguido desenvolver suas habilidades e aprender novos acordes e ritmos!

Para continuar evoluindo veja agora músicas do rock atual para tocar e se aprofunde ainda mais nas vertentes do gênero! Até a próxima, bons estudos!

Picture of Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Read too

See more posts
OK