Como tocar violão sertanejo? 3 ritmos para começar
Descubra como tocar violão sertanejo, com algumas dicas para dominar o ritmo!
O sertanejo é um gênero muito importante na música e na cultura brasileira. Através dele, é possível desenvolver habilidades essenciais para tocar qualquer ritmo.

Com isso, reunimos aqui tudo que você precisa saber sobre como tocar violão sertanejo. Então, vem com a gente!
Aprenda como tocar violão sertanejo para começar agora
O gênero sertanejo abrange diversos ritmos que podem ser tocados no violão. Cada um deles tem suas próprias particularidades para te ajudar a evoluir em seus estudos.
Iremos abordar três ritmos tradicionais que são base do violão sertanejo: toada, guarânia e bolero. Vamos conhecer mais cada um deles.
1. Toada
A toada é um ritmo muito usado no sertanejo raiz, além da música caipira e regional. Seus ritmos são construídos sobre um compasso binário. O padrão é:

Uma levada bastante comum da toada pode ser tocada, apenas, com batidas para baixo e para cima. Recomendamos treinar com Menino da Porteira, de Sérgio Reis.
2. Guarânia
Com origem paraguaia, o ritmo da guarânia é construída em um compasso ternário e tem como característica o andamento mais lento.

Existe uma levada bastante usada nesse ritmo, consistente em alternar toques nas cordas mais graves e agudas, além de algumas técnicas que a deixam mais expressiva.
Nela, é mais fácil executar com os dedos IMA, em vez de usar a palheta. O primeiro toque é um rasqueado; em seguida é feito um toque para baixo, com os dedos IMA, apenas nas três cordas primas.
No segundo pulso, ocorre um toque apenas nas cordas graves seguido de um toque nas cordas agudas; e, por fim, um toque para baixo no terceiro tempo.
Essa levada é inteiramente construída com batidas para baixo, mas com variações nas formas de executar essas batidas.
Aproveite para treinar Tocando em Frente, de Almir Sater, com a videoaula abaixo:
3. Bolero
Já o bolero tem origem latina e apresenta compasso quartenário. É um ritmo muito usado em canções românticas.

Essa é uma levada de bolero que segue o mesmo princípio da alternância entre cordas graves e aguda da guarânia, utilizando apenas batidas para baixo.
Para treinar esse ritmo, confira nossa videoaula da música Sosseguei, de Jorge e Mateus:
Outras sonoridades do violão sertanejo
No sertanejo, o violão é um dos elementos principais, especialmente o modelo folk, que tem como característica um timbre brilhante, boa projeção, e cordas de aço.
A viola caipira também é bastante comum na identidade sonora do gênero, principalmente em canções tradicionais.
E não podemos deixar de falar da guitarra elétrica, que conquistou seu espaço em arranjos mais modernos.
Aprenda a tocar violão sertanejo com o Cifra Club Academy!
E aí, curtiu aprender como tocar violão sertanejo? Esperamos que tenha adquirido novos conhecimentos sobre esse gênero tão rico musicalmente!
Continue nessa jornada de evolução e conheça agora o Curso de violão sertanejo do Cifra Club Academy! Desenvolva suas habilidades teóricas e técnicas. Bora?
Bons estudos e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.