Como tocar guitarra como o Slash: aprenda técnicas e estilos
Analisamos as principais técnicas utilizadas por esse grande ícone do rock!
Muitas pessoas querem tocar guitarra como o Slash, do Guns N’ Roses, que se tornou uma lenda graças a solos de sucessos como November Rain.
A banda ganhou popularidade quando o glam rock fazia sucesso. O estilo de tocar guitarra de Slash é um dos responsáveis por isso, já que era percebido como mais visceral e autêntico.
Então, para te ajudar a aprender e entender o estilo dele, preparamos um passo a passo de como tocar como o Slash! Vamos?
Aprenda algumas técnicas para tocar guitarra como o Slash
A característica mais forte de Slash é a combinação de técnica, expressão e influências do blues e rock.
Tem a ver com suas influências, com o timbre e as técnicas que ele utiliza. A seguir separamos em tópicos para você acompanhar!
1. A guitarra Les Paul e o timbre inconfundível de Slash
Um dos segredos para tocar guitarra como o Slash é o uso do modelo Les Paul.
Essa guitarra é conhecida por seu timbre encorpado, valorizando os médio-graves, e foi utilizado por várias das influências de Slash.
Slash se preocupa em encontrar o som ideal para cada riff, base ou solo, alternando entre os captadores.
Os captadores do braço, com som mais cheio, ficam para solos mais melódicos, enquanto os da ponte são usados para riffs e passagens mais agressivas, valorizando um som mais brilhante.
2. A influência do blues no fraseado de Slash
O blues é a base do estilo de Slash. Então, seu fraseado sempre remete à sonoridade das escalas pentatônicas, que ele usa de maneira criativa e expressiva.
No entanto, Slash não se limita apenas às pentatônicas. Ele também incorpora outras escalas musicais, como a menor harmônica, que podem ser ouvidas no solo de Sweet Child O’ Mine.
Uma dica importante para tocar guitarra como o Slash é estudar as pentatônicas e aprender a adicionar notas extras, como as da escala maior, para trazer novos coloridos e manter a sonoridade da pentatônica.
3. Técnicas de expressão: bends, vibratos e ligados
Slash é um mestre em técnicas de expressão, fundamentais para tocar guitarra com o estilo dele.
O guitarrista utiliza muitos bends e vibratos, valorizando notas longas e verdadeiras melodias cantáveis. Para dominar essas técnicas, é importante praticar exercícios específicos.
Comece com os bends, para garantir que a nota alcance a altura desejada. Já o vibrato deve ser bem controlado e deliberado.
Treinar com um metrônomo e subdivisões do pulso pode parecer contraintuitivo, mas é uma forma de dominar diferentes velocidades de oscilação das notas.
4. Palhetada alternada e frases rápidas
Outra característica do estilo de Slash é o uso da palhetada alternada em combinação com ligados.
Essa técnica permite que ele execute frases rápidas e com riqueza de articulação. Mas, primeiro, você deve praticá-las separadamente.
Nos ligados, busque controlar o ritmo e velocidade dos ataques. Já na palhetada alternada, procure a economia de movimento da mão direita, além de um ângulo de ataque que facilite o toque rápido.
Depois, faça exercícios que combinem palhetada alternada com ligados, começando em um ritmo lento e aumentando gradualmente a velocidade.
Tenha criatividade, se aproprie de licks e passagens do próprio Slash e combine as escalas pentatônica, maior natural e menor harmônica.
E a dica de sempre: o metrônomo é seu melhor amigo. Comece devagar e vá aumentando a velocidade à medida que atingir o resultado desejado e se sentir confortável.
Como Slash aprendeu a tocar guitarra?
Slash começou a tocar guitarra ainda jovem, inspirado por inúmeros artistas do rock, como Jimi Hendrix, Jimmy Page (Led Zeppelin), Brian May (Queen), Angus Young (AC/DC), Pete Townshend (The Who) e Joe Perry (Aerosmith).
Ele conta que passou horas praticando e estudando as técnicas e álbuns de seus ídolos. Se você quer tocar guitarra como o Slash, a dica é: estude também todos que o influenciaram.
Domine a guitarra com o Cifra Club Academy!
Se você quer tocar guitarra, o Curso de guitarra do Cifra Club Academy pode ser o caminho ideal para aprimorar suas habilidades. E você ainda será guiado pelo Vinícius Dias!
Com módulos progressivos que cobrem desde técnicas básicas até avançadas, você terá a oportunidade de aprender e praticar tudo o que precisa para desenvolver suas habilidades, ampliar seu repertório e desenvolver seu próprio estilo.
Comece sua jornada hoje mesmo!
Marco Teruel
Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.