WeChords

Retrospectiva musical de 2023: veja tudo o que rolou esse ano

Artistas e músicas mais ouvidas, revivals, bandas que acabaram, mortes, as cifras mais acessadas… Confira um resumão musical completo do ano!

Durante o ano de 2023, acompanhamos diversos momentos marcantes no mundo da música. Tivemos artistas se consolidando e chegando ao topo com novos singles e álbuns, revivals, festivais e muito mais. Então, acompanhe agora nossa retrospectiva musical de 2023!

Já se lembrou de algum artista que brilhou muito esse ano ou daquela canção que não saiu do seu repeat? Vem com a gente conferir quem mais se destacou ao longo desse ano!

Festivais que marcaram esse ano

Começando pelos vários festivais que tivemos em 2023, o Lollapalooza reuniu uma eclética seleção de artistas de renome mundial. Na décima edição do evento, brilharam estrelas como Rosalía, Billie Eilish, Lil Nas X, Tame Impala e Twenty One Pilots, com performances marcantes.

A primeira edição do The Town (dos mesmos criadores do Rock in Rio), em São Paulo, contou com a presença de grandes artistas nacionais e internacionais.

Entre os principais destaques do evento, estão Bruno Mars, Demi Lovato, Jão e Gloria Groove.

Já em Salvador, na Bahia, ocorreu a terceira edição do Afropunk, o maior festival de cultura negra do mundo! Os destaques do line-up foram Alcione, Djonga, IZA, Carlinhos Brown e Olodum, entre muitos outros.

Outro festival marcante que aconteceu esse ano foi o Rock The Mountain, em sua oitava edição. O evento contou com uma programação 100% feminina, trazendo muita representatividade, e claro, música boa!

Entre as principais artistas que se apresentaram, podemos destacar Maria Bethânia, IZA, Alcione, Pitty, Marina Sena, Negra Li, e outras.

Revivals: as bandas que voltaram com tudo

2023 foi o ano da nostalgia! Com isso, algumas bandas icônicas dos anos 2000 voltaram aos palcos, proporcionando experiências incríveis a fãs de longa data. Confira alguns dos principais revivals de 2023:

NX Zero

Após 6 anos de pausa, a banda NX Zero se reuniu para a turnê Cedo ou Tarde, que passou por várias cidades e estádios. O último show da tour foi no estádio Allianz Parque, em dezembro, com ingressos esgotados.

Restart

A banda Restart chegou ao fim em 2015, mas o grupo decidiu se reunir novamente esse ano com a turnê Pra Você Lembrar, que rodou o Brasil. A boa notícia é que o grupo anunciou novas datas para a turnê em 2024!

RBD

A banda mexicana RBD, após 15 anos, voltou aos palcos com uma turnê mundial! Durante a tour Soy Rebelde, eles vieram ao Brasil, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e fizeram a alegria dos fãs de anos atrás.

Músicas, artistas, gêneros e álbuns mais ouvidos em 2023

Em 2023, o cenário musical brasileiro foi marcado por muito sertanejo, arrocha, pop, funk e trap.

Não à toa, Ana Castela foi a cantora mais ouvida do Brasil! A boiadeira, como é conhecida a jovem artista, iniciou sua carreira em 2021, mas já é uma das maiores representantes do agronejo.

Além dela, a dupla Henrique & Juliano também se destacou no meio sertanejo. E, com as batidas envolventes do funk, MC Ryan SP se tornou o terceiro artista mais ouvido do Brasil em 2023!

A nível internacional, Taylor Swift foi a cantora mais ouvida do mundo! O porto-riquenho Bad Bunny e o canadense The Weeknd completam o ranking.

No que diz respeito às músicas mais ouvidas, as mulheres dominaram as paradas no Brasil, com sucessos sertanejos! Nesse sentido, Nosso Quadro, da Ana Castela, Leão, da Marília Mendonça, e Erro Gostoso, da Simone Mendes, foram as músicas mais tocadas em 2023. 

Já nos parâmetros globais, as faixas mais ouvidas foram Flowers, da Miley Cyrus, Kill Bill, da SZA, e As It Was, do Harry Styles.

Na categoria de álbuns mais escutados, os sertanejos Zé Neto & Cristiano e Israel & Rodolffo dominaram com os ao vivos “Escolhas, Vol. 2” e “Let’s Bora, Vol. 2”.

Além disso, com a ascensão do trap, Veigh surpreendeu e também foi destaque, com seu álbum “Dos Prédios Deluxe”.

No âmbito internacional, os álbuns mais escutados foram “Un Verano Sin Ti”, do Bad Bunny, “Midnights”, da Taylor Swift, e “SOS”, da SZA.

Artistas que nos deixaram em 2023

Infelizmente, 2023 também foi um ano marcado por despedidas de grandes artistas da música.

A Rainha do Rock, Rita Lee, nos deixou em maio, aos 75 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. A cantora escreveu clássicos como Ovelha Negra e Lança Perfume e foi integrante da banda Os Mutantes.

Luiz Schiavon, instrumentista e membro-fundador da banda RPM, e Canisso, baixista do Raimundos, também, infelizmente, nos deixaram.


Outra rainha do rock and roll que faleceu em 2023 foi Tina Turner, aos 83 anos.

Bandas que chegaram ao fim

2023 ficará marcado como o ano em que uma das maiores bandas de pop rock do Brasil, o Skank, encerrou suas atividades, após 32 anos. O último show da banda foi em março, no estádio Mineirão.

Algumas bandas internacionais também chegaram ao fim. Entre elas, Kiss (1973), Panic! At the Disco (2004), Skinny Puppy (1982) e The Comet Is Coming (2013).

Cifras mais acessadas do ano

Várias músicas foram extremamente buscadas aqui no Cifra Club durante esse ano. No nosso top 10, predominam o gospel e o sertanejo, estilos únicos e com milhares de adeptos pelo país.

Confira as cifras mais acessadas no Cifra Club em 2023:


Muita música boa na nossa retrospectiva musical de 2023, né? Se você quer virar o ano com mais músicas em seu repertório, confira nossa lista de retrospectiva do ano! Reunimos as cifras de canções que marcaram os últimos 12 meses para você aprender e relembrar os melhores momentos de 2023.

E que tal investir no seu ensino musical no próximo ano? Para evoluir na prática musical em em 2024, nada melhor do que o Cifra Club Academy, a nossa plataforma de ensino de música online!

São mais de 15 cursos disponíveis para você aproveitar e se desenvolver por um preço que cabe no seu bolso. Bora com a gente nessa?

Um feliz 2024 com muita música!

Instrutores do Cifra Club divulgar o CIfra Club Academy
Picture of Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Read too

See more posts
OK