Cifra Club

O que é ritmo na música? Aprenda esse e outros conceitos

O ritmo é a organização dos sons e silêncios em um determinado espaço de tempo.

Um dos principais elementos da música, ele também é um termo musical facilmente confundido com outros, como métrica e pulso.

Para você entender melhor o que é ritmo, preparamos um guia com esse e outros conceitos. Vamos nessa!

Aprenda o que é ritmo na música e avance nos estudos

Para entender o que é ritmo na música, é necessário compreender que ele surge a partir de um parâmetro de comparação.

Quando ouvimos um som longo, conseguimos identificá-lo porque temos a referência de um som curto. Da mesma forma, reconhecemos uma pausa por contraste com um som emitido anteriormente.

A organização dos sons e silêncios ocorre em um espaço de tempo, estruturado por elementos essenciais. Assim, entendemos que ritmo pode ser um parâmetro irregular, diferente da pulsação.

Pulsação

A pulsação é uma sequência de batidas (ou pulso). Geralmente são entendidas como batidas de duração regular que acabam servindo de referência para a execução musical. São essas batidas que estabelecem o andamento.

Ela pode ser sentida naturalmente ao acompanhar uma música batendo os pés ou palmas. O ritmo, por sua vez, é executado em referência a essa pulsação.

O conceito de pulsação é importante para compreender o que são ritmos musicais e como eles influenciam a execução musical.

Andamento

O andamento nada mais é que a velocidade da pulsação. É medido em batidas por minuto (BPM) e influencia diretamente a sensação transmitida pela música.

Um andamento rápido pode passar sentimentos como excitação ou euforia, enquanto um mais lento pode transmitir calma ou solenidade.

Ainda que o andamento influencie na percepção do caráter da música, ele sozinho não é suficiente para isso.

Compasso

O compasso é a divisão do tempo em grupos de pulsos. Ele organiza os sons e facilita a leitura e execução da música.

Existem dois elementos que ajudam a classificar o compasso: a quantidade de pulsos e a subdivisão desses pulsos.

Um compasso que agrupa dois pulsos é chamado de binário, o que agrupa três é ternário e o que agrupa quatro é o quaternário.

Por exemplo, muitos gêneros brasileiros estão em compasso binário, como o samba e o baião. Uma dança muito difundida em compasso ternário é a valsa.

Também é bom saber que cada compasso tem pulsos com intensidades diferentes.

No compasso binário, temos um pulso forte seguido de um fraco; já no ternário, um forte acompanhado de dois fracos; e no quaternário, a sequência é um pulso forte, um fraco, um meio forte e outro fraco.

Conforme as subdivisões, os compassos podem ser simples ou compostos: se os pulsos podem ser divididos em duas partes iguais, são chamados de compassos simples. Se a divisão é feita em três partes iguais, são chamados de compostos.

Uma música que serve como bom exemplo de compasso simples é We Will Rock You, do Queen. Enquanto Pictures of Home, do Deep Purple, é uma música em compasso composto.

Como desenvolver seu ritmo?

O desenvolvimento do ritmo exige prática constante. O uso do metrônomo auxilia na manutenção de um andamento regular e na construção do pulso interno.

A execução de padrões rítmicos melhora a coordenação e a percepção do tempo, tornando a interpretação musical mais precisa.

A leitura rítmica facilita a compreensão de diferentes estruturas rítmicas e aprimora a execução. Já a prática com diferentes gêneros musicais expande o repertório rítmico e melhora a versatilidade.

Há diversos livros e cursos famosos que te ajudam a desenvolver habilidades rítmicas, como o Guia teórico-prático Pozzoli, mais tradicional. Uma abordagem ampla é a do livro Rítmica, do educador e compositor brasileiro José Eduardo Gramani.

Aprenda mais sobre teoria musical com o Cifra Club Academy!

Se você se interessou em saber mais sobre a parte teórica, o Curso de teoria musical do Cifra Club Academy vai te ajudar.

Elaborado por Lucas Telles, nele você aprenderá sobre o básico, desde intervalos até conceitos de harmonia. Tudo de forma progressiva e guiada. Não perca tempo!

Picture of Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Read too

See more posts
OK