Cifra Club

O que é música? Entenda essa forma de arte

Música é uma combinação de sons emitidos por instrumentos musicais e da voz humana, intercalados por pausas.

Algumas pessoas se apaixonam tanto por música que começam a aprender um instrumento ou a cantar. Mas, você já parou para pensar o que é música?

Embora seja difícil encontrarmos uma única definição teórica sobre o que é música, separamos esse guia para te ajudar a entender essa arte que encanta a todos. Então, vem com a gente! 🙂

Descubra o que é música em suas várias formas

Como dissemos, a música é uma combinação de sons e pausas. Mas, como ela acontece? 

Talvez, a forma mais usada para definir o que é música é que ela é uma organização de harmonia, melodia e ritmo. Contudo, nem todo mundo concorda com essa definição.

Existem estilos musicais que não usam algum desses elementos. Por exemplo, o hip-hop, que por ser falado, não adota o uso da melodia.

Além disso, temos a música concreta e diversas manifestações musicais étnicas de várias regiões da África e da Ásia que não se baseiam na estrutura harmonia, melodia e ritmo.

Por isso, alguns etnomusicólogos definem música como sons humanamente organizados, considerando que a música é uma forma de comunicação, ao lado da linguagem e da dança.

Em outras palavras, a música é um sistema de comunicação dos sons, pelo qual membros de uma comunidade se comunicam entre si.

Conhecendo diferentes tipos de música

Para entendermos com mais clareza o que é música, nada melhor que conhecer diferentes manifestações dessa forma de arte. Bora lá?

Música clássica

É comum as pessoas acharem que música clássica é tudo que não é música popular. Mas, é preciso tomar cuidado com isso.

A música clássica é uma denominação que abrange diferentes períodos da história da música. Assim, cada um desses períodos foi marcado por suas próprias características que, por sua vez, geraram diferentes nomenclaturas.

Por exemplo, temos o período Barroco, final do século XVI até o início do século XVIII, onde podemos citar Bach e Vivaldi como grandes representantes.

Em seguida, temos o período conhecido exatamente como Clássico, que vai até o século XIX, cujos grandes nomes são Beethoven e Mozart.

Por sua vez, o período Romântico sucede o Clássico e tem como grandes nomes Chopin e Tchaikovsky.

O que todos esses períodos têm em comum e que pode ser usado para definir a música clássica são basicamente dois pontos: instrumentação e formas de execução.

A música clássica é tocada pelas orquestras, formadas por instrumentos de corda, os sopros de madeira (flauta, oboé, etc.), sopros de metais (trompete, trompa, etc.) e percussivos. Suas formas de execução podem ser a sinfonia, ópera, suíte, entre outras.

Música popular

Ao contrário da música clássica, a música popular é acessível a todos. Por outro lado, tanto a música clássica como a popular têm em comum o fato de englobar diferentes estilos.

Por exemplo, estão dentro da música popular o rock, jazz, samba, pop, sertanejo, rap e muitos outros gêneros.

Apesar de sua imensa variedade de estilos, existem alguns pontos em comum entre eles que permite definirmos o que é música popular: pode ser composta na estrutura de verso e refrão, mas também pode ser improvisada.

Por representar os sentimentos da sociedade ou de determinados grupos sociais, a música popular está sempre moldando identidades e criando movimentos culturais, em evolução, misturando estilos e incorporando novas tecnologias.

Música erudita

Antigamente, a palavra erudito era usada para se referir a alguém que era alfabetizado, valendo também para os músicos. Eles sabiam ler e escrever partituras e se utilizavam da notação musical para compor suas obras.

Por isso, a música escrita em partitura foi chamada de música erudita. Lembra quando falamos que é preciso ter cuidado ao usar o termo música clássica para definir todo tipo de música que não é popular? 

Pois bem, no período Clássico as obras foram compostas por músicos eruditos, que sabiam ler e escrever partitura.

Podemos dizer que música clássica e música erudita são dois termos usados de forma geral para se referir a um estilo musical.

Porém, seria mais correto usarmos o termo música erudita para uma definição geral, pois a clássica se trata de um período da história.

Música eletrônica

A música eletrônica também engloba uma variedade de estilos como techno, house, drum and bass e trance.

O que os músicos desses gêneros têm em comum é o fato de terem como foco principal a utilização de instrumentos eletrônicos como sintetizadores, samples e até softwares para compor.

Música folclórica

Podemos dizer que a música folclórica é a forma pela qual um povo se expressa musicalmente.

Ela nasce da tradição oral e seu cancioneiro é passado de geração para geração. Por isso, na maioria das vezes, seus compositores são desconhecidos.

A música folclórica reflete os costumes e conta as histórias de uma determinada região, usando instrumentos musicais típicos. O fado e o flamenco são bons exemplos.

Música secular

Todo estilo musical cujas letras não abordam questões religiosas está dentro da música secular.

Ao contrário da música sacra, usada para expressar a fé, a secular aborda temas como política, amor, cotidiano e contestação social, por exemplo.

Amplie seus conhecimentos musicais com o Cifra Club Academy!

Agora que você entendeu o que é música, é hora de se aprofundar mais ainda nessa arte maravilhosa. Por isso, queremos te convidar a ingressar no Curso de teoria musical do Cifra Club Academy.

Venha dominar conceitos como escalas, intervalos e conhecer a história da música. Está esperando o quê? Se inscreva agora!

Picture of Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Read too

See more posts
OK