WeChords

14 melhores marchinhas de Carnaval para tocar

Não deixe o Carnaval passar em branco! Descubra como tocar as melhores marchinhas no violão com nossas dicas imperdíveis!

Reunimos aqui as melhores marchinhas de Carnaval para você garantir a animação da festa apenas com seu violão! Afinal, com ritmo animado e letras divertidas, normalmente apelando para algum duplo sentido, as marchinhas não deixam ninguém ficar parado!

Ilustração com máscaras, confetes, estrelinhas e acessórios de Carnaval
Uma das melhores maneiras de aproveitar essa época do ano é tocando marchinhas famosas (Foto: Reprodução/Freepik)

Esta variação do samba tem representantes tão populares que será difícil encontrar em nossa lista uma só música que ninguém da sua audiência saiba cantar.

Portanto, aprenda agora mesmo como tocar marchinha de Carnaval no violão e vá fazer sucesso por aí com os maiores clássicos do estilo!

Como tocar marchinha no violão?

Em geral, dá para tocar as melhores marchinhas de Carnaval sem conhecer acordes muito complexos — você só precisa saber qual o ritmo de marchinha. Se não sabe, vai aprender na videoaula que está logo na primeira cifra desta lista!

A seleção foca nas cifras de marchinha mais acessadas no Cifra Club. Então, vamos lá à nossa lista de marchinhas de Carnaval?

1. Mamãe Eu Quero

Você vai encontrar um único acorde fora do comum em Mamãe Eu Quero: F7/Eb que, no fim das contas, nem é tão difícil assim. Fora isso, são 4 acordes com pestana, mas básicos, assim como os outros 2 que completam a cifra: C7 e D7. A videoaula abaixo ensina a música e o ritmo de marchinha de Carnaval, alternando baixos e agudos. Não deixe de conferir, pois servirá como base para todas as músicas desta lista!

2. Jardineira

Jardineira tem apenas 5 acordes, entre eles as pestanas de F e de G7. De resto, são acordes que qualquer iniciante sabe fazer: C, Am e Dm. Assim, a cifra de Jardineira é uma boa opção para quem está começando a praticar pestanas.

3. Me Dá Um Dinheiro Aí

Não tem como tocar marchinha de Carnaval sem incluir no repertório a super clássica Me Dá Um Dinheiro Aí! O acorde F#m/D não é tão complicado quanto o nome sugere e, além disso, é a única pestana entre os 9 acordes da música. De resto, são 3 pares de variações “acorde” + “acorde com 7ª” e um G maior. Por sua vez, o Em7+ pode exigir alguma atenção a mais.

4. Cachaça Não É Água Não

Quase todos os 6 acordes de Cachaça Não É Água Não são de nível fácil, do tipo que iniciantes sabem montar sem dificuldade. Talvez o mais difícil aqui seja o B7, mas com um pouco de treino não será tão problemático assim. Ou seja, não tem nada nessa cifra que vá tirar o sono de quem está começando agora no violão.

5. Cidade Maravilhosa

As 2 pestanas de Cidade Maravilhosa estão entre as mais básicas: Bm e F#m. O restante dos acordes inclui os pares AA7 e DD7. Por fim, temos o E7, que nada mais é do que o básico E com uma corda a mais pressionada. Facinho, facinho!

6. Aurora

Marchinha das antigas, Aurora foi lançada nos anos 40 e até hoje embala os Carnavais pelo Brasil. Para tocá-la, você precisa de 3 acordes com pestana, que estão entre os primeiros do tipo que se aprende, como o F. No mais, só outros 3 acordes de nível principiante: C, C7 e Dm.

7. Ta-Hí

Apesar das pestanas de Cm e Fm, Ta-Hí não chega a ser difícil de tocar, mesmo para quem está começando no instrumento. Os outros 2 acordes da música são C7 e G. Muito pouco por aprender a tocar uma música que está quase completando um século de sucesso!

8. Ó Abre Alas

Essa foi a primeira marchinha da história, composta em 1899 pela grande maestrina Chiquinha Gonzaga. Para você ver como tocar marchinha de Carnaval também pode exigir um pouco mais de técnica, Ó Abre Alas inclui acordes que saem um pouco do comum. No entanto, eles não são exatamente difíceis, como é o caso de Bm7(5-) e . Além disso, há um longo solo no meio da canção.

9. Saca-Rolha

Saca-Rolha tem 5 acordes, todos eles com 7a, mas que não elevam muito o grau de dificuldade da cifra. O shape mais complexo é o de Dm7, pois se trata de uma pestana na 5ª casa. Mas não é nada que vá quebrar muito sua cabeça. Por outro lado, o E7 pode ser tocado pressionando uma única corda!

10. Allah-La-Ô

Mais um mega sucesso das antigas, Allah-La-Ô não tem nenhuma pestana, e seus 6 acordes ficam quase todos entre os mais simples. A exceção é o G#° – como a bolinha indica, é um acorde diminuto. Esse shape foge um pouco do comum, mas também não é nada de outro planeta.

11. Marcha do Remador

Mais um ótimo exemplo de como tocar marchinha no violão pode ser muito fácil, Marcha do Remador tem somente 3 acordes: A, D e E7. Desse jeito, não precisa nem se preocupar que a canoa vai virar: pode tentar tocar agora mesmo, que certamente você chega lá!

12. Turma do Funil

Turma do Funil tem 7 acordes básicos, fáceis e sem nenhuma pestana! O nome menos comum que você vai encontrar é A4, que não passa de uma variação bem simples do Lá maior. Em resumo: é só abrir a cifra e sair tocando!

13. Quem Sabe, Sabe

Com letra bem curta e somente 4 acordes, Quem Sabe, Sabe é mais uma ótima opção para iniciantes no instrumento e/ou no gênero das marchinhas. Os acordes são bem simples, incluindo a pestana de F, que é a única na cifra. Quem sabe, sabe, e quem não sabe, consegue pegar só com um pouquinho de prática!

14. Sassaricando

Sassaricando é mais uma música de 3 acordes básicos, embora inclua uma pestana. Mas há que se concordar que o Bm é uma pestana das mais fáceis. Superado esse pequeno desafio para iniciantes, os acordes que restam são A e E7. A letra também é curta, e quase todo mundo vai saber cantar junto!

Enfim, deu para ver que as melhores marchinhas de Carnaval são bem acessíveis, e que mesmo os iniciantes podem saber como tocar marchinha no violão.

Ainda assim, recomendamos sempre que você invista na prática e no aperfeiçoamento técnico para alcançar o máximo do seu potencial como músico!

A boa notícia é que você pode fazer isso com a orientação de profissionais da mais alta qualidade e sem nem precisar sair de casa! Nesse sentido, o curso de violão do Cifra Club Academy é perfeito para quem busca evolução no instrumento por um preço acessível.

Na nossa plataforma de ensino musical online, você vai aprender tudo sobre técnicas fundamentais nas seis cordas, assim como irá turbinar o seu repertório no violão!

Tá esperando o que para entrar nessa folia conosco?

Curso de violão do Cifra Club Academy
Picture of Roger Dorl

Roger Dorl

Artista formado em Teatro, especialista em Língua e Literatura Brasileira. Professor, escritor e produtor cultural. Toca violão e teclado, é cantor, compositor e arranjador. Escreve para o Cifra Club desde dezembro de 2021.

Read too

See more posts
OK