Cifra Club

Como tocar fingerstyle? Confira 8 dicas para praticar

Fingerstyle é um estilo de tocar violão com os dedos, não sendo apenas uma técnica. Em tradução livro, significa “estilo com os dedos”.

Para esclarecer as diferenças e ensinar como tocar fingerstyle, separamos algumas dicas que vão te ajudar.

Além de ser um modo elegante de tocar, o violão fingerstyle é um excelente estudo para avançar na execução do instrumento. Então, bora lá aprender sobre?

8 dicas de como tocar fingerstyle para começar agora

Apesar de não ser um gênero musical propriamente dito, o fingerstyle é sim um estilo de tocar violão. Por isso, não é correto defini-lo como somente uma técnica, pois é algo mais abrangente.

Instrumentos como alaúde, ukulele e violão clássico são tocados com os dedos, usando a técnica de fingerstyle. Mas, na música popular atual o termo fingerstyle remete a um estilo específico, diferente do violão clássico, por exemplo.

Portanto, o fingerstyle está além de ser apenas uma técnica, pois é um modo de tocar e também de fazer arranjo que incorpora linhas de baixo, melodia e percussão. 

Chet Atkins, Tommy Emmanuel e Michael Hedges estão entre os grandes nomes que se destacam. Feitas essas considerações, vamos então ver algumas dicas de como tocar fingerstyle! 🙂

1. Tenha comprometimento

Assim como em qualquer estudo que se faça em um instrumento musical, seja ele improvisação ou alguma técnica específica, é fundamental ter comprometimento. Ainda mais em um estudo complexo como o fingerstyle.

Por isso, escolha um período do dia em que você possa se dedicar à prática e torne isso um hábito diário, mesmo que seja apenas vinte minutos por dia.

Essa prática constante leva a uma evolução mais rápida, sendo melhor que praticar por duas horas em um único dia e ficar os demais sem pegar no violão.

2. Use sempre o metrônomo

O hábito de sempre praticar com um metrônomo também ajuda a evoluir na jornada de tocar fingerstyle.

Estudar com o metrônomo gera uma precisão rítmica, impedindo o vício inconsciente de acelerar ou atrasar o andamento em trechos mais fáceis, ou difíceis.

Além disso, o estudo com o metrônomo proporciona uma evolução técnica linear.

3. Pratique exercícios básicos de dedilhado

Antes de começar a tocar violão fingerstyle é fundamental já ter uma boa desenvoltura na técnica de dedilhado.

Por isso, recomendamos a prática de exercícios básicos para quem ainda sente algum tipo de dificuldade ao tocar dedilhado.

Mesmo para quem já domina bem, também incentivamos fazer esses exercícios paralelamente aos primeiros estudos de fingerstyle, possibilitando uma maior compreensão desse estilo.

4. Desenvolva a independência do polegar

Esse é um rudimento básico para quem deseja aprender como tocar fingerstyle, pois uma das suas principais características é o polegar atuando de forma independente dos outros três dedos.

Enquanto o indicador, o médio e o anelar se encarregam de tocar as melodias nas cordas primas, o polegar faz os baixos nos bordões, na maioria das vezes.

A maneira que os baixos se entrelaçam com a melodia é o que causa a sensação de que existe mais de um violão tocando ao mesmo tempo. E aqui temos a essência do fingerstyle.

5. Estude o Travis picking

Técnica específica do polegar, ganhou esse nome graças ao guitarrista estadunidense Merle Travis, que a desenvolveu nos anos 40.

Como vimos, o polegar atua de forma independente, fazendo os baixos. Já na técnica de Travis picking, o polegar toca mais de uma nota e os dedilhados simples ganham uma sonoridade mais complexa.

Os baixos alternam cordas, tocando a nota fundamental e quinta justa, ou a fundamental e a oitava, sempre uma nota por pulso, em paralelo à melodia.

Por exemplo, no primeiro toque, o baixo pode ser tocado no mizão. Depois que algumas notas da melodia forem tocadas nas cordas primas, o próximo toque do baixo pode ser na quinta corda.

Por isso, para tocar usando o Travis picking, a independência do polegar precisa estar tinindo.

6. Treine a mão esquerda

Até aqui vimos como trabalhar a mão direita (esquerda para os canhotos).

Para aprender como tocar fingerstyle também é importante ter uma boa fluidez na mão esquerda, pois é quem toca a nota fundamental e as melodias.

Em muitos casos essas duas linhas melódicas são tocadas em paralelo, demandando destreza e independência entre os dedos.

Sugerimos que você sempre analise os acordes de uma música para encontrar uma forma de fazer as trocas com um mínimo de movimento possível.

Além disso, repare que em muitas trocas de acordes, certos dedos nem precisam mudar de casa e de corda.

7. Domine técnicas básicas

Saber como tocar fingerstyle implica em executar bem técnicas como tapping, slide, hammer on e pull off, por exemplo.

Apesar de serem muito utilizadas em violão e solos de guitarra, tais técnicas também estão presentes no fingerstyle, principalmente, em músicas mais complexas nesse estilo de tocar.

Portanto, desenvolva sua pegada aos poucos, com calma e paciência.

8. Assimile técnicas percussivas de violão

Apesar de ser um instrumento de cordas, o violão também possui técnicas percussivas, sendo preciso dominá-las.

Elas podem ser bem simples, como os dedos indicador, médio e anelar batendo nas cordas primas enquanto a mão esquerda só encosta nas cordas, sem as pressionar.

Isso também pode ser feito com o polegar, produzindo um movimento semelhante ao slap no baixo, uma técnica mais complexa. 

Ao fazer esse slap com o polegar nos tempos 2 e 4 de um compasso quaternário, por exemplo, temos uma técnica percussiva chamada backbeat.

Além disso, o toque percussivo no violão fingerstyle pode ser feito de forma sincopada, tocando o baixo com slap ou as cordas primas abafadas antes ou depois dos tempos fortes em que elas seriam tocadas.

Também podem ser feitas batidas no corpo do violão, explorando diversas regiões do instrumento.

Avance mais nos seus conhecimentos com o Cifra Club Academy!

Curtiu nossas dicas de como tocar fingerstyle? Se você quer saber mais, se inscreva no Curso de violão fingerstyle do Cifra Club Academy!

Além de aprimorar o que já sabe, você vai conhecer e dominar novas técnicas do estilo fingerstyle. Não perca mais tempo e se inscreva agora!

Picture of Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Read too

See more posts
OK