Cifra Club

Como ler partitura de guitarra: guia para iniciantes

Saber como ler partitura de guitarra é uma habilidade importante para quem deseja tocar um instrumento de forma mais completa.

Para quem já conhece tablatura ou cifras, ler partitura pode parecer um desafio no começo, mas, com orientação adequada, é possível dominar esse sistema.

Por isso, vamos mostrar como aplicar a leitura no contexto específico da guitarra e dar dicas do que você precisa estar atento para se desenvolver. Vem com a gente!

Aprenda como ler partitura de guitarra

Ao aprender como ler partitura de guitarra, o primeiro passo é entender que a partitura para guitarra segue as mesmas regras da notação tradicional, mas com algumas particularidades.

A partitura é composta por cinco linhas e quatro espaços, complementada por linhas e espaços suplementares inferiores e superiores.

partitura de guitarra

A guitarra é um instrumento transpositor de oitava, o que significa que soa uma oitava abaixo da escrita na pauta.

Assim, ao tocar uma nota escrita no pentagrama, o som real produzido será uma oitava mais grave.

Também é um instrumento que utiliza a clave de Sol e, por isso, é comum já escrevê-la com o número 8 embaixo.

Outro aspecto importante é a relação entre as notas no pentagrama e sua localização no braço da guitarra.

Como várias posições podem produzir a mesma nota, o guitarrista precisa tomar decisões práticas com base no contexto da música, exigindo conhecimento das diferentes regiões do braço.

A prática da leitura na guitarra

Quem busca aprender como ler as notas da guitarra precisa desenvolver a habilidade de localizá-las rapidamente no braço do instrumento.

Uma nota escrita como Sol na segunda linha do pentagrama pode ser tocada na corda solta da terceira corda, ou em outras posições, como a 5ª casa da quarta corda, ou na décima casa da quinta corda.

partitura de guitarra com sol

É importante aprender a identificar essas possibilidades e escolher a mais adequada conforme o contexto da música e da apresentação.

Na sua rotina de prática, separe por regiões da guitarra, principalmente entre a 7ª e 12ª casas, que costumam ser pontos fracos para todos os guitarristas.

Além disso, a leitura pode variar dependendo do estilo musical. Em peças eruditas ou arranjos escritos com precisão, as posições são cuidadosamente definidas.

Já em estilos como o jazz, o intérprete pode ter maior liberdade para decidir onde executar cada nota.

Sinais da partitura ressignificados para a guitarra

Há alguns sinais das partituras tradicionais que ganham outro sentido quando lidos por guitarristas.

O ligado, por exemplo, serve geralmente para indicar uma articulação, que liga duas notas. Na guitarra ele também indica a técnica de ligados.

É um arco que une as duas notas (tanto no hammer-on, quanto no pull-off). Às vezes, essa linha pode ser pontilhada também, para distinguir do símbolo tradicional.

partitura de guitarra técnica de ligados

Os símbolos geralmente usados por instrumentos de corda friccionada, e indicam a direção do arco, são reaproveitados para a direção da palhetada; o retângulo indica palhetada para baixo e o V palhetada para cima.

partitura de guitarra palhetada

O vibrato indica que a nota deve ser oscilada em altura e é representado por uma linha ondulada acima da nota.

partitura de guitarra vibrato

Sinais específicos da guitarra na partitura

A guitarra elétrica, em especial, apresenta uma série de símbolos que não fazem parte da notação tradicional. Por conta disso, pode ser que os símbolos ainda não sejam tão padronizados.

Vale lembrar também que os símbolos musicais podem variar conforme o software utilizado.

Por exemplo, o Guitar Pro usa setas para bends e a letra “T” para tapping, diferente do MuseScore e Sibelius.

Ao estudar como ler partituras de guitarra, é importante conhecer esses sinais, pois eles fazem parte da linguagem própria do instrumento.

O bend é indicado pelo símbolo parecido com um acento circunflexo, mas um pouco mais aberto, que une a nota original do bend até a nota que será alcançada.

partitura de guitarra bend

O bend release apresenta a nota de retorno logo em seguida, unida pelo mesmo símbolo:

partitura de guitarra bend release

O símbolo de seta aberta para baixo é usado para representar o uso da alavanca. Assim como o bend, ele une a nota original à nota de chegada pelo uso da alavanca.

partitura de guitarra alavanca

O slide mostra que a nota deve ser ligada à próxima por meio de um deslizamento do dedo ao longo da corda, geralmente indicado por uma linha diagonal entre as notas.

partitura de guitarra slide

O palm mute, ou abafamento com a palma da mão, é sinalizado pela sigla “P.M.” acompanhada de uma linha pontilhada que representa onde começa e termina o uso da técnica.

partitura de guitarra palm mute

O tapping é uma técnica em que a nota é tocada diretamente com o dedo da mão direita (ou da esquerda, dependendo da posição), sendo representada pela letra “+” sobre a nota com o sinal de ligado.

partitura de guitarra tapping

Desenvolva sua leitura de partitura com o Cifra Club Academy!

Aprender como ler partitura de guitarra além de melhorar a técnica, também amplia a compreensão musical e permite acessar um repertório mais variado.

Por isso, dê o próximo passo com o Curso de partitura do Cifra Club Academy e aprofunde seus conhecimentos com orientação didática passo a passo.

Picture of Marco Teruel

Marco Teruel

Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.

Read too

See more posts
OK