Como fazer tapping na guitarra? Aprenda a técnica
Tapping na guitarra é uma técnica que permite criar solos e padrões melódicos utilizando ambas as mãos no braço do instrumento.
Diferente das técnicas de guitarra mais tradicionais, em que a mão direita (ou esquerda, para canhotos) é responsável por dedilhar as cordas, o tapping envolve “martelar” as cordas com os dedos da mão que normalmente segura a palheta.
Com muitas variações, ela pode ser aprendida em diferentes fases de desenvolvimento. Se liga neste guia que elaboramos de como fazer tapping na guitarra!
Como fazer tapping na guitarra: um guia para iniciantes
Se você deseja saber como fazer tapping na guitarra, é importante começar com algumas técnicas básicas de guitarra que ajudam a desenvolver a coordenação e a força.
Abaixo, separamos algumas formas simples de praticar.
1. Exercícios preliminares
Antes de iniciar no tapping, é ideal que você já tenha uma base nos ligados ascendentes e descentes (hammer-on e pull-off), por serem o fundamento para o tapping!
Busque precisão rítmica e independência dos dedos. Além de não tensionar as mãos em excesso, os movimentos devem ser ágeis e precisos, mas leves.
2. Tapping básico com dois dedos e cordas soltas
A técnica básica de tapping na guitarra envolve o uso de dois dedos: um da mão que segura a palheta e outro da mão do braço da guitarra.
Para começar a praticar, escolha uma corda e uma casa no braço da guitarra.
Em seguida, com o dedo indicador da mão que segura a palheta, “martele” a corda na casa escolhida e puxe a corda levemente para a corda solta. Repita o movimento com o dedo da outra mão.

Essa técnica é a base para solos mais desafiadores e pode ser encontrada em músicas como Eruption, do Van Halen, um clássico do rock que popularizou o tapping na guitarra.
3. Tapping com notas presas
Outra variação para iniciantes é o tapping com notas presas. Aqui, o objetivo é manter uma nota apertada com a mão do braço enquanto a outra mão executa o tapping.

Pratique em cordas diferentes para desenvolver a independência entre as mãos e para que você mantenha o dedo da mão do braço apertado sem tensionar.
Um segundo passo é eliminar a corda solta e manter uma nota pedal enquanto realiza ligados com um dos dedos da mão do braço da guitarra e adiciona um tapping com a mão da palheta.

Esta já é uma técnica de nível intermediário, então estude bem devagar, buscando precisão rítmica e clareza nas notas.
Aprenda outras formas de como fazer tapping na guitarra
O tapping na guitarra é uma técnica versátil e muito utilizada em estilos musicais como rock, metal e jazz.
Após dominar as técnicas básicas, você pode explorar variações mais avançadas. Elas exigem maior controle e coordenação, mas oferecem resultados interessantes.
Harmônicos com tapping
Uma técnica avançada é o uso de harmônicos combinados com o tapping.
Para isso, aperte uma casa qualquer, depois martele e retire o dedo rapidamente na mesma nota, uma oitava acima – doze casas à frente; por exemplo, aperte a casa 2 e o tapping na 14ª casa.
Atenção: neste caso, o tapping será realizado no traste e não dentro da casa, como um harmônico natural.
Um exemplo clássico pode ser ouvido em Electric Gypsy, de Andy Timmons, por volta de 0:40.
Tapping com mais dedos
Guitarristas como Daniele Gottardo elevam o tapping na guitarra ao usar três ou mais dedos para criar novos padrões melódicos.
Nesta versão, você incluirá outros dedos da mão que segura a palheta para realizar mais notas em sequência. Isto permite que você faça melodias e arpejos com maior extensão.
Em Cardiology, por volta de 1:36, ele demonstra como essa técnica pode ser usada para adicionar velocidade aos solos.
Tapping pianístico
Uma expansão com mais dedos é o tapping pianístico. Nesta técnica, ambas as mãos são usadas para tocar notas no braço da guitarra, como se fosse um piano.
Pode-se pensar nela como uma ampliação do chord melody, em que a mão do braço realiza os acordes de acompanhamento e a mão que segura a palheta realiza notas agudas e a melodia.
Stanley Jordan é um grande expoente dessa técnica, como pode ser ouvido em sua versão de Eleanor Rigby.
Multi-Role tapping
O multi-role tapping é o nome que estamos usando para uma combinação de tapping e ligados em cordas diferentes.
Por exemplo, você realiza um hammer-on na casa 5 da corda Sol com uma mão e o tapping na casa 13, na corda Si.
Yvette Young, da banda Covet, é uma referência nessa técnica. Em Nautilus, por volta de 0:12, ela demonstra como o multi-role tapping pode ser aplicado de forma criativa.
Domine a guitarra com o curso do Cifra Club Academy!
Se você quer se aprofundar no tapping na guitarra e em outras técnicas, o curso de Guitarra Cifra Club Academy é uma excelente opção.
Com aulas planejadas e uma evolução progressiva, você pode desenvolver do nível iniciante ao avançado, dominando diversas técnicas como palhetada alternada, ligados, palm muting. Além de aprender sobre formação de acordes e escalas!
Não perca essa oportunidade!
Marco Teruel
Marco Teruel é músico e violonista, com mestrado pela USC Thornton School of Music (EUA) e doutorado em música pela UFMG. Seus interesses musicais incluem o repertório do violão clássico, a música dos séculos XVI e XVII, a música brasileira e o heavy metal.