Como fazer pestana? Aprenda com nosso guia
Confira dicas para você aprender como fazer pestana no violão!
Para evoluir no violão e aumentar o repertório, é preciso superar alguns desafios. Por isso, vamos te ensinar como fazer pestana.
A melhor forma de assimilar o que é pestana é começar a praticar esse tipo de acorde. Então, bora lá aprender como fazer pestana? 🙂
Como fazer pestana? Confira 4 dicas para treinar
Se você toca violão, já se perguntou como fazer pestana. Contudo, fica bem mais fácil dominar a pestana se prestarmos atenção em certas nuances ao montar esse formato de acorde.
Então, sem mais delongas, prepare-se para aprender como fazer pestana corretamente!
1. Supere o medo das pestanas
Deixar de praticar uma música porque ela tem pestana só atrasa sua evolução e, com o tempo, pode até te fazer desistir de aprender a tocar violão.
Ao ver outras pessoas tocando um repertório repleto de músicas com pestana em uma roda de amigos, por exemplo, você vai se sentir por baixo se continuar alimentando o medo.
Por outro lado, se você se deixar invadir por um sentimento de superação, boa parte do caminho já vai ter sido encurtada.
Então, encare esse desafio com paciência e dedicação. Seja constante. Treine diariamente.
Seguindo essa disciplina, você vai aprender como fazer pestana em pouco tempo. Como diz o velho ditado, a prática leva à perfeição.
2. Regule o instrumento
Um instrumento que não está bem regulado dificulta, e muito, a montagem de pestanas, até mesmo para quem já toca há muito tempo, pois o esforço se torna muito maior.
Existem três pontos que dificultam o treino de acordes com pestana:
- Violão com cordas muito altas: quanto mais longe as cordas do braço do instrumento, mais força é preciso para pressioná-las, aumentando a dor e o cansaço da mão esquerda (direita para os canhotos) nas pestanas.
- Violão empenado: as cordas podem estar altas, não pela regulagem do tensor ou do rastilho, e sim pelo braço empenado. Logo, é preciso resolver esse problema quanto antes.
- O uso de cordas de calibre muito grosso também atrapalha o estudo das pestanas. Por isso, é importante levar o instrumento em um luthier de confiança.
3. Aprenda a posicionar o dedo da forma certa
Como já vimos, a pestana demanda uma pressão maior do dedo sobre as cordas. Porém, não é uma grande força que precisa ser feita.
O segredo está na forma como o dedo indicador é posicionado. Da maneira certa, a força exercida pela mão se torna bem menor.
Faça uma posição de pinça aberta com o indicador e o polegar. Dessa forma, é possível pressionar o braço do violão com esses dois dedos simultaneamente.
Em seguida, posicione o indicador próximo ao traste, mas com o cuidado de não pressionar o dedo em cima dele. Aperte as cordas com a lateral esquerda do indicador. Por fim, deixe o indicador reto.
Toque a pestana corda por corda. No começo, algumas cordas estarão com o som abafado. Vá reposicionando o indicador até que todas tenham uma sonoridade nítida.
4. Treine diferentes formatos de pestana
Para aprender como fazer pestana, comece com uma música que tenha apenas uma pestana. Depois que ela estiver legal, pratique outras canções com mais pestanas, de forma progressiva.
No entanto, busque sempre por formatos de pestana diferentes dos que você já conseguiu tocar. Além disso, treine pestanas por toda a extensão do braço do violão.
Confira algumas músicas para treinar pestana
A melhor e mais agradável forma de aprender como fazer pestana é tirando músicas. Portanto, aqui vão três músicas para você começar. Vamos nessa?
À Sua Maneira ― Capital Inicial
Com apenas uma progressão de 4 acordes, sendo que só Bm é pestana, À Sua Maneira é um bom estudo de como fazer pestana para iniciantes.
Comece treinando a troca do Bm para o G. Atente para que o som das cordas Lá e da mizinha tenham a mesma intensidades do som das outras cordas no Bm.
Depois que essa troca estiver legal, passe para a prática da troca do A para o Bm. Recomendamos começar treinando em um andamento mais lento com o uso de um metrônomo.
Te Ver ― Skank
Com apenas duas pestanas, B e C#m, tocadas nessa ordem do começo ao fim, Te Ver é uma excelente pedida de música para treinar pestana.
O acorde de B é bem desafiador pela abertura entre a pestana e os outros dedos.
Além de treinar a troca entre acordes nesse formato, ela traz um shape novo de pestana em relação à música anterior.
Hey Jude ― The Beatles
Apesar de ter 4 pestanas, Hey Jude pode ser outra música de estudo desse tipo de acorde.
Isso acontece porque o F e o F7 são praticamente iguais. Atente para deixar a pestana mais forte no F7, pois ela pressiona o mizão, e as cordas Ré, Si e mizinha. Porém, o Gm é um formato novo.
Além disso, por ser uma música longa, ela vai fazer com que a dor que a pestana causa vá diminuindo com sua prática. E seu andamento lento ajuda no treino das trocas.
No entanto, se você sentir a necessidade, comece praticando em um andamento mais lento ainda.
Avance no violão com o Cifra Club Academy!
E aí, curtiu nosso guia para aprender como fazer pestana e ficou aquela vontade de aprender mais? É por isso que queremos te convidar a se inscrever no Curso de violão do Cifra Club Academy!
Além de melhorar as pestanas, você vai dominar acordes complexos com formatos difíceis. Sem falar que vai aprender a tocar uma diversidade de batidas e se tornar solista.
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.