Cifra Club

Como desenvolver percepção musical? O guia completo para você

Percepção musical é a capacidade de perceber e identificar as diferentes ondas sonoras como as partes que formam uma linguagem musical.

Como desenvolver percepção musical é uma dúvida comum entre as pessoas que desejam melhorar a identificação de notas, ritmos e harmonia.

Essa habilidade facilita a tocar um instrumento, memorizar músicas e improvisar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para aprimorar sua percepção musical. Vamos?

Como desenvolver percepção musical: 6 dicas para treinar essa habilidade

No estudo da percepção musical, o primeiro passo é assimilar os intervalos entre as notas, depois as escalas, acordes e progressões.

Com o tempo, seu ouvido se acostuma a esses sons, permitindo que você tire músicas de ouvido. Por isso, é necessário ter paciência e dedicação.

1. Entenda a diferença entre ouvido absoluto e relativo

Para entender como desenvolver percepção musical, é importante diferenciar os tipos de ouvido.

O ouvido absoluto permite identificar notas e acordes instantaneamente, sem a necessidade de referências. Já o ouvido relativo funciona por comparação, identificando uma nota com base em outras já conhecidas.

Esse último é o mais comum e pode ser desenvolvido com treino.

2. Ouça e analise músicas

Ouvir música ajuda a desenvolver a percepção musical mais rápido. Analise a estrutura da canção, identificando verso, ponte e refrão, além das características de cada parte.

Treine seu ouvido distinguindo os instrumentos e tente cantarolar suas linhas individuais.

Também é importante reconhecer frases musicais, escalas e progressões de acordes dos estilos que deseja tocar.

3. Pratique a percepção melódica com intervalos e escalas

Percepção melódica é a habilidade de identificar e reconhecer sequências de notas em uma melodia.

Esse processo envolve a distinção dos intervalos entre as notas, permitindo compreender padrões musicais, reproduzir melodias de ouvido e desenvolver uma execução mais precisa no instrumento.

Para isso, você deve ter alguma base sobre intervalos musicais.

Comece praticando os intervalos ascendentes, do grave para o agudo. Escolha uma nota e toque a que está meio-tom acima (segunda menor).

Em seguida, repita o processo com os demais intervalos simples: segunda maior, terça menor, terça maior, quarta justa, trítono, quinta justa, sexta menor, sexta maior, sétima menor, sétima maior e oitava justa.

Depois, pratique os intervalos compostos, como nona menor, nona maior, décima primeira justa e aumentada, além da décima terceira menor e maior.

Faça o mesmo exercício com os intervalos descendentes, indo do agudo para o grave.

O próximo passo é perceber os intervalos em uma escala. Começando pela escala maior:

Intervalos da escala maior

Toque a escala completa, tanto na forma ascendente quanto na descendente. Fixe na sua memória o som que cada intervalo produz quando tocados sucessivamente.

Aplique esses exercícios nos intervalos de todas as escalas que você aprender. Cante também os intervalos enquanto toca seu instrumento.

4. Identifique os acordes na percepção harmônica

A percepção musical harmônica é a habilidade de reconhecer e identificar acordes, progressões e suas relações em uma música.

Comece memorizando a sonoridade entre duas notas tocadas simultaneamente (os intervalos harmônicos). Para esse exemplo, vamos utilizar os mesmos intervalos praticados antes.

Após fixar bem a sonoridade de cada um deles, é hora de estudar os acordes de três notas, também chamados de tríades.

Sua estrutura mais comum é formada pelos intervalos de tônica, terça e quinta. Confira o que você deve praticar:

  • maior (tônica – terça maior – quinta justa);
  • menor (tônica – terça menor – quinta justa);
  • diminuta (tônica – terça menor – quinta diminuta);
  • tríade aumentada (tônica – terça maior – quinta aumenta).

Você pode começar por um acorde maior que tenha facilidade de tocar, memorizando o som dos intervalos dele, cantando e tocando simultaneamente. Repita com um acorde menor.

Após memorizar os intervalos que estão dentro dos dois acordes, toque e cante alternadamente. Assim, você vai começar a reconhecer a diferença do acorde maior para o menor.

Do mesmo modo, toque e cante os intervalos da terça maior para a quinta e terça menor para a quinta.

Ao se familiarizar com as tríades dos acordes maiores e menores, comece o estudo de percepção musical com os acordes formados por tétrades.

5. Aprofunde o estudo de progressão de acordes

Agora, vamos treinar a percepção harmônica, focando nas progressões de acordes. Comece com progressões simples no campo harmônico de Dó maior.

Toque Dó maior em um ritmo qualquer e, em seguida, toque Fá maior no mesmo ritmo. Essa é uma progressão de quarto grau, onde Dó é o tom e Fá é o quarto acorde.

Depois, pratique a progressão de quinto grau, tocando Dó maior seguido de Sol maior. Treine primeiro progressões com dois acordes e, depois, avance para progressões com três.

O mais importante é memorizar bem os sons antes de aumentar a complexidade. Com o tempo, você perceberá padrões que se repetem, facilitando o reconhecimento das progressões em diferentes músicas.

6. Use aplicativos de ear training

Os aplicativos de ear training são ótimos para praticar a percepção musical de forma eficiente, além de serem úteis para outros tipos de treinamento auditivo.

Eles ajudam a identificar intervalos, acordes e escalas com mais rapidez, complementando os exercícios que mostramos aqui.

Algumas opções populares incluem Tenuto, Teoria, Good Ear, Ear Master, Quiztones, Soundgym, Earplugins e Train Your Ears.

Aprenda como tocar violão de ouvido com o Cifra Club Academy!

Agora que você descobriu como desenvolver percepção musical, que tal continuar seus estudos e colocar em prática nossas dicas?

Com o curso Como tocar violão de ouvido, do Cifra Club Academy, você vai aprender a treinar o reconhecimento dos sons graves e agudos e como encontrá-los no violão, além de outras técnicas. Nos vemos por lá!

Picture of Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Read too

See more posts
OK