WeChords

5 dicas para cuidar do seu ukulele

Veja quais são as melhores práticas para manter seu ukulele em bom estado por longos anos!

Tem dúvidas em relação aos cuidados necessários com o seu ukulele? Como todo instrumento, é preciso manter uma manutenção regular, para que ele esteja sempre em boas condições de uso e tenha uma longa vida útil. Confira, portanto, 5 dicas essenciais de como cuidar do ukulele!

Homem tocando ukulele sentado em um sofá
Tocar um instrumento é, além de dominar a parte técnica, saber cuidar dele (Foto: Reprodução/Freepik)

Além de cuidados com o estado estético do seu instrumento, a manutenção correta e regular do ukulele pode resultar em melhores sonoridade e tocabilidade. Então, já sabe que não dá para menosprezar os cuidados com o ukulele, não é?

Como cuidar do ukulele?

Tocar ukulele é muito mais do que aprender músicas nas quatro cordas, pois envolve toda a relação com o instrumento. Nesse sentido, mantê-lo bem armazenado, limpo e com os devidos ajustes é primordial. Confira 5 dicas para cuidar do seu ukulele:

1. Onde guardar o ukulele?

Afinal, onde guardar o ukulele? Primeiramente, o instrumento não deve ser armazenado em locais muito úmidos e nem muito secos. Isso porque ambientes com grandes variações na umidade não são favoráveis para a madeira do instrumento, podendo causar inchaços e rachaduras no tampo.

Evite também locais em que seu ukulele receberá luz solar direta. Dessa forma, procure guardar o instrumento em ambientes fechados e secos, como um armário, onde as variações da temperatura são menores. Mas a melhor opção é contar com um estojo acolchoado (case) próprio para ukulele.

2. Como limpar o ukulele?

Entender como limpar o ukulele certamente irá prolongar a vida e a beleza do seu instrumento! Lembre-se que um pano macio e seco será sempre uma boa opção. Além disso, nunca utilize produtos abrasivos.

Caso precise fazer uma limpeza mais profunda, procure por produtos específicos, encontrados em lojas de instrumentos, ou ainda, um pano úmido. E não se esqueça dos cuidados com os trastes e as tarraxas, partes menores e sensíveis do ukulele.

3. Ajuste o encordoamento com frequência

Manter as cordas afinadas e renovadas é muito importante para que a tensão delas fique equilibrada e não desregule o instrumento. Além disso, as mudanças de temperatura interferem diretamente na afinação, podendo expandir ou contrair a madeira e, consequentemente, as cordas.

Mas, afinal, quanto tempo duram as cordas de um ukulele? De modo geral, é recomendado trocar as cordas a cada seis meses. Porém, esse tempo pode variar de acordo com a frequência e a forma que você toca, além do tipo de ukulele que você utiliza.

4. Hidrate a escala do ukulele

Com o tempo, a madeira da escala do ukulele pode acabar ressecando. Para evitar que isso ocorra, utilize produtos como óleo de peroba ou condicionador de madeira específico. Esses itens servem para manter a hidratação da madeira e, assim, prolongar a vida útil do seu ukulele!

Lembre-se sempre de ter cuidado ao manusear esses produtos no instrumento, pois há partes sensíveis do ukulele que podem danificar caso a manutenção não seja feita da forma correta.

5. Leve seu ukulele a um luthier

Para deixar a manutenção do seu ukulele sempre em dia, considere levá-lo a um luthier pelo menos uma vez ao ano. Esses profissionais especializados podem identificar potenciais problemas do instrumento, além de possuírem conhecimento e as melhores ferramentas para cuidar do seu ukulele.

Ou seja, tome cuidado e pense duas vezes antes de tentar resolver sozinho problemas aparentemente simples no seu instrumento. Afinal, um probleminha pode virar um problemão, não é mesmo?

Por isso, procure um profissional para garantir que seu ukulele esteja sempre em perfeitas condições!

Essas são as formas mais adequadas de preservar seu instrumento, tanto visualmente quanto em sua sonoridade. Então, não deixe de colocar em prática essas dicas de como cuidar do ukulele!

Agora que você já está por dentro dos cuidados com o instrumento, que tal aprimorar suas habilidades nele? Para isso, conheça o curso de Ukulele do Cifra Club Academy, nossa plataforma online de ensino de música, e saiba mais sobre acordes, ritmos e muito mais!

Evolua seus estudos praticando no conforto da sua casa e quando você quiser, com aulas dinâmicas e de primeira qualidade, comandas pela instrutora Luana Mascari!

Essa é sua chance de se evoluir no ukulele com um método de ensino qualificado e por um preço acessível. Então, não vai deixar essa oportunidade passar, né?

Curso de ukulele do Cifra Club Academy
Picture of Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Read too

See more posts
OK