Cifra Club

Você sabe o que é chord melody? Conheça esse tipo de arranjo

Conheça tudo sobre chord melody, estilo de tocar que tem encantado vários músicos!

Imagine que você está em uma roda de violão e alguém pede uma música que você sabe tocar, mas não lembra a letra. Em uma situação dessas, ou você toca e outra pessoa canta, ou você passa o violão para essa pessoa tocar e cantar. No entanto, se você souber os princípios de chord melody, você pode tocar essa música sem precisar cantar!

Músico tocando dedilhado no violão
Enriqueça sua forma de tocar aprendendo mais sobre chord melody (Foto: Reprodução/Freepik)

Sem dúvida, o estudo de chord melody pode ser valioso para aprimorar o seu conhecimento harmônico. Além disso, ele também estimula a criação de arranjos desafiadores, que podem contribuir para gerar uma independência maior entre as mãos.

Desse modo, te ajuda a melhora a execução de várias técnicas de guitarra e violão, por exemplo. De maneira idêntica, o conhecimento de diversos outros conceitos teóricos se aprofunda, pois sem eles não há como entender e executar o chord melody.

Além disso, o chord melody é uma forma autossuficiente de tocar. Portanto, se você não pretende ter uma banda e não é muito chegado a cantar, esse fundamento é altamente indicado para você. Então, vamos nessa aprender tudo sobre chord melody?

O que é chord melody?

Chord melody é um princípio usado em qualquer instrumento harmônico, como o violão, a guitarra e o piano. Ele consiste em tocar, ao mesmo tempo, a harmonia e a melodia de uma música.

Grandes guitarristas de jazz, como Barney Kessel e Joe Pass, são referências nesse modo de tocar.

No entanto, o chord melody pode ser usado em qualquer estilo musical, pois ele é uma forma de arranjo. Em outras palavras, o chord melody resume a harmonia e a melodia de uma música em apenas um instrumento.

Como aprender chord melody?

Lembra quando dissemos que o estudo de chord melody aprofunda o conhecimento de certos conceitos teóricos? De fato, para aprender a tocar dessa maneira, é preciso saber bem intervalos, escalas, formação de acordes e campo harmônico.

Assim sendo, o chord melody nada mais é que tocar a melodia vocal de uma música e, ao mesmo tempo, tocar seus acordes. Ou seja, você tem que achar as notas da melodia dentro dos acordes e executá-las junto com as notas dos acordes. Portanto, é preciso conhecer as escalas e os campos harmônicos que elas geram.

Sabe qual a melhor e mais fácil maneira de compreender e estudar esses elementos e conceitos? Com o curso de teoria musical do Cifra Club Academy! A nossa plataforma de ensino de música online oferece aulas de primeira qualidade, que seguem um método de aprendizado focado em você.

Curso de teoria musical do Cifra Club Academy

Escala maior, formação de acordes e campo harmônico

Vamos usar a escala maior natural de Dó para entendermos melhor o que é chord melody.

A escala maior natural é formada pelos seguintes intervalos: tom, tom, semitom, tom, tom, tom e semitom.

A escala maior de Dó tem essa sequência intervalar sem usar acidentes, ou seja, sem sustenido e sem bemol. Veja:

Distância entre as notas musicais da escala maior natural de Dó

Portanto, a melodia de uma música em Dó maior vai usar essas notas.

Além disso, ao sobrepormos duas terças para cada uma das notas dessa escala, temos uma tríade.

Por exemplo, partindo da nota Dó como tônica, sobrepomos primeiro sua terça, a nota Mi. Depois, sobrepomos ao Mi sua terça, que é a nota Sol, formando o acorde de Dó maior.

Ao fazer essa sobreposição para cada uma das notas dessa escala, temos o campo harmônico maior em Dó. Veja:

Acordes       Tríades

Dó maior       (Dó, Mi, Sol)
Ré menor      (Ré, Fá, Lá)
Mi menor      (Mi, Sol, Si)
Fá maior       (Fá, Lá, Dó)
Sol Maior      (Sol, Si, Ré)
Lá menor      (Lá, Dó, Mi)
Si diminuto   (Si, Ré, Fá)

Tocando as notas com os acordes

Uma maneira eficiente de aprender chord melody no violão ou na guitarra é tocar as notas da escala em cada um dos acordes do campo harmônico. É importante que a nota da melodia seja sempre a mais aguda do acorde.

Vamos ver como fazer isso no acorde de Dó maior. Confira:

Dó Maior

E|—0——|
B|—1——|
G|—0——|
D|—2——|
A|—3——|
E|———–|

A corda Lá na casa 3 é a nota Dó. A corda Ré na casa 2 é a nota Mi. A nota Sol é a 3ª corda (de baixo para cima) solta. Por fim, a corda Si na casa 1 repete a nota Dó, e a primeira corda solta é a mizinha.

Faça um dedilhado tocando primeiro a corda Lá com o polegar, a Sol com o indicador, a Si com o médio e a mizinha com o anelar.

Depois, repita o dedilhado sem apertar o indicador na corda 2. Assim, temos a nota Si. Na sequência, toque o dedilhado apertando a corda Si na casa 3. Agora, temos a nota Ré.

Continue tocando com a mizinha pressionada na primeira casa (nota Fá). Por fim, toque com a mizinha pressionada na terceira casa (nota Sol).

Repita esse procedimento para cada um dos acordes do campo harmônico.

Tire uma música inteira

Depois que você estiver craque no exercício acima, é hora de aprender uma música. Assim sendo, recomendamos uma música em Dó maior, para facilitar. Dessa forma, No Woman, No Cry, do Bob Marley, tem uma melodia bem fácil.

Primeiramente, tire a melodia vocal. Depois que você tiver assimilado bem ela, dedilhe essa melodia e, entre as frases dela, continue dedilhando o acorde que está sendo tocado no acompanhamento. Comece fazendo isso em um andamento mais lento, com a ajuda de um metrônomo.

Porém, pode acontecer de uma música ter uma melodia que soe melhor na região central do braço, ou seja, entre as casas 5 e 8. Dessa maneira, você vai precisar usar pestanas e/ou acordes com inversão.


Qual a diferença entre chord melody e fingerstyle?

Como vimos, chord melody é um conceito de arranjo. Assim, podemos pegar uma música com guitarra, baixo, bateria e voz e arranjá-la para um único instrumento harmônico fazendo o acompanhamento e a melodia.

Por outro lado, o fingerstyle é uma técnica para instrumentos de cordas dedilhadas (violão, guitarra, banjo, ukulele etc.) usada para tocar melodia, harmonia e outros elementos da música, simultaneamente.

Ao contrário do fingerstyle, o chord melody não é uma técnica de execução. No entanto, é possível tocar um arranjo chord melody usando a técnica de fingerstyle, por exemplo.

Nesse sentido, que tal aprimorar sua técnica de fingerstyle? No Cifra Club Academy, você encontra um curso especial sobre esse universo. Ou seja, ao se inscrever na nossa plataforma, você garante acesso a um método de estudo voltado para o seu desenvolvimento musical.

Dessa forma, com aulas online e por um preço que cabe no seu bolso, você ficará fera nesse estilo de tocar. E não para por aí não! Você terá acesso a canais para tirar dúvidas e materiais de apoio.

Não perca essa oportunidade de evoluir musicalmente!

Picture of Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Read too

See more posts
OK