Batidas de violão: um guia para entender o assunto
As batidas de violão são o acompanhamento feito pela mão direita do violonista.
Tem gente que já domina a leitura de cifra e faz boas trocas de acorde, mas na hora de tocar as batidas de violão de uma música, se perde totalmente.
Elas estão ligadas à intensidade e à duração dos movimentos feitos pelo acompanhamento no instrumento. E devem ser um dos primeiros estudos para aprender como tocar violão.
Então, bora entender as batidas de violão? 🙂
Tudo sobre batidas de violão para você treinar agora
Para entender melhor, vamos ver a batida de rock com um metrônomo em 60 bpm. Ela possui seis toques divididos ao longo de um compasso.
O primeiro deles é feito com a palheta para baixo com o primeiro clique do metrônomo, ou seja, na parte forte do tempo.
O próximo toque é feito também para baixo simultaneamente ao segundo clique. Já o terceiro é feito para cima entre o segundo e o terceiro cliques, em uma parte que chamamos de contratempo.
O quarto toque acontece para cima, no contratempo entre o terceiro e o quarto cliques. No quinto toque, o movimento é para baixo com o quarto clique.
Por fim, o sexto toque é para cima no contratempo do quarto clique. Veja como fica:

Variações das batidas de violão
A maioria das batidas de violão possuem variações. Por exemplo, a de rock pode ser tocada eliminando a quinta e a sexta batida do exemplo acima, mas mantendo o resto igual.
Da mesma forma que a batida de rock, outras também têm variações. Além disso, uma batida pode ser usada em mais de um estilo musical. Por exemplo, a de rock é bem comum no pop e no sertanejo.
Como saber a batida de uma música pela cifra?
Uma das maiores dificuldades que as pessoas têm é como identificar os tipos de batidas no violão. Isso acontece por alguns motivos.
Em primeiro lugar, a cifra não traz a batida de violão. Além disso, existem músicas que não têm violão no seu arranjo, ou ele está bem escondido na mixagem.
Seja lá qual for a dificuldade, a primeira coisa a ser feita é ouvir atentamente a música que você quer tirar, lendo a cifra, mas sem tocar ainda.
Preste muita atenção ao som dos acordes, o quanto eles duram uns em relação aos outros e como eles se encaixam em relação à melodia vocal.
Identifique as características do estilo musical e quais instrumentos aparecem no arranjo.
Dessa forma, você treina sua percepção e vai se acostumando com as variações sonoras do acompanhamento de uma música.
Assim, você vai ter mais facilidade para descobrir as batidas de violão de qualquer música. E quanto mais você treinar esse tipo de audição, mais rápido será esse processo.
Como aprender a batida de uma música de ouvido
Depois que se ouve uma música várias vezes, ela vai estar presente na sua memória. Dessa forma, é mais fácil encontrar os elementos que vão ajudar a definir a batida de violão.
A princípio, comece focando na levada da bateria. Depois que você a tiver assimilado bem, passe a cantá-la.
Quando você já tiver bem decorado o som dela, comece a tocar essa batida no violão. Tente encaixá-la nos acordes.
Preste bem atenção, pois, em alguns acordes, a batida pode ser inteira; em outros, pode ser que ela seja quebrada em dois ou mais acordes.
Use sempre a melodia vocal como uma guia também. Quanto mais você fizer esse treino, mais intuitiva será sua percepção das batidas de violão de uma música.
Devo usar palheta ou dedos para fazer o ritmo no violão?
Apesar de ser uma dúvida comum, o fato é que não existe certo nem errado, mas alguns fatores que definem quando tocar com os dedos e quando usar palheta.
Primeiro, os estilos musicais. Existem alguns gêneros naturalmente tocados com os dedos, como a MPB, samba e bossa nova.
Já estilos como rock, pop e sertanejo são mais tocados com palheta, por usarem uma dinâmica rítmica mais agressiva. Mas também podem ser tocados com os dedos.
Aqui, entra outro fator, o timbre. Ao tocar com a palheta, o som fica mais cristalino. Ao passo que com os dedos temos uma sonoridade mais aveludada.
Por fim, treine de ambas as maneiras até você perceber qual é a forma em que você se sente mais à vontade para tocar.
Como treinar batida de violão?
Existem duas formas de treinar a batida de violão: com e sem palheta. A seguir, vamos apresentá-las.
Batidas de violão com palheta
Segure a palheta entre o polegar e o indicador, deixando que apenas o biquinho apareça. Lembra daquela música que você ficou cantando a levada da bateria?
Repare que algumas batidas são mais fortes que outras. É essa intensidade nos toques, com a duração de cada um deles, que vai formar a batida de violão de uma música.
Comece treinando essa batida com um metrônomo. Quando você se sentir segurança, acrescente os acordes.
Batidas de violão sem palheta
Os toques para baixo são feitos com a parte de trás dos dedos indicador, médio e anular, com as unhas nas cordas. O polegar faz os toques para cima com a unha.
Aprofunde seu estudo de violão com o Cifra Club Academy!
Agora que você já entendeu as batidas de violão, ficou aquela vontade de avançar mais ainda no instrumento, não é mesmo?
Então, chegou a hora de você se inscrever no curso de violão do Cifra Club Academy! Domine batidas, dedilhados, solos, progressões de acordes e muito mais! Não perca mais tempo e venha se tornar mestre no violão!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.