WeChords

7 assuntos de teoria musical que você precisa aprender em 2024

Neste artigo, destacamos os principais temas sobre teoria musical que você não pode deixar de estudar neste ano novo!

Estamos no início de um novo ano, época em que todo mundo está fazendo planos para os próximos meses. Com toda a certeza, quem toca um instrumento musical também está traçando metas para evoluir. Sendo assim, uma excelente forma de progredir é estudar assuntos de teoria musical!

Estudante de música tocando violão e lendo partituras
O conhecimento teórico musical é importantíssimo para qualquer músico (Foto: Reprodução/Pexels)

Pode não parecer, mas o estudo de certos temas de teoria musical pode ajudar – e muito – a evolução prática no seu instrumento, seja lá qual for ele. Por exemplo, um guitarrista que sabe porque um determinado bend deve ser de 1 tom executa tal técnica com mais precisão.

Em outras palavras, o conhecimento teórico não anula o treino de forma alguma, mas pode ajudar no desenvolvimento técnico. Por isso, preparamos este artigo para te auxiliar a traçar metas para este ano, por meio do estudo de assuntos importantes de teoria musical.

Vamos lá dar início à sua jornada musical de 2024?

O que estudar de teoria musical?

Existem diversos temas de teoria musical. Assim, é preciso priorizar e organizar os estudos para alcançar resultados satisfatórios. Dessa forma, indicaremos dois critérios para você seguir, de acordo com seus objetivos.

O primeiro deles é tentar resolver uma dificuldade técnica com estudo de algum desses assuntos de teoria musical. O outro é o desenvolvimento da criatividade através da composição de músicas ou arranjos.

Portanto, separamos 7 assuntos de teoria musical que você deve aprender durante este ano. Bora saber quais são eles?

1. Escalas e intervalos

Esse é um tópico interessante de teoria musical para iniciantes, pois as escalas são a base de tudo. Elas são definidas pelos seus intervalos. Dessa maneira, ao entender suas sequências intervalares, fica muito mais fácil decorar as diversas escalas musicais que existem.

Assim, fica mais fácil tirar os solos instrumentais de uma música, sua melodia vocal, as linhas de baixo e assim por diante. Além disso, conhecendo bem as escalas e seus intervalos, é possível compor melodias e estudar técnicas.

Ou seja, dominar escalas e intervalos faz com que um músico evolua técnica e criativamente!

2. Formação de acordes (tríades e tétrades)

Esse é outro tópico fundamental de teoria musical para iniciantes. Existem acordes formados por três notas (tríades) e quatro notas (tétrades). E as notas que formam um acorde provém de uma escala, sendo dispostas através da sobreposição de terças.

Portanto, se você já dominou as escalas e os intervalos, fica bem mais tranquilo entender os acordes.

Ademais, saber quais notas formam um acorde ajuda tanto a decorar seu formato quanto a entender o porquê das sétimas e outras dissonâncias.


3. Campo harmônico

Esse é um dos assuntos de teoria musical mais abrangentes que existem. Dessa maneira, é impossível entender um campo harmônico sem ter assimilado os intervalos, as escalas e a própria formação de acordes.

Existem diversos tipos de campo harmônico, e conhecê-los torna bem mais fácil aprender as progressões de acordes de uma música, por exemplo.

Além disso, o campo harmônico é um elemento essencial para quem quer compor.

4. Harmonia

A harmonia se refere a um grupo de notas tocadas simultaneamente. Isso significa que ela é a base do campo harmônico. Porém, existem instrumentos melódicos, ou seja, que não fazem acordes. Esse é o caso dos instrumentos de sopro e de cordas, como violino e violoncelo.

Portanto, em um arranjo de instrumentos como esses, cada um toca uma nota da tríade/tétrade do acorde. Da mesma forma, em um arranjo vocal (corais, por exemplo), cada pessoa canta uma das notas que formam um acorde.

Por isso, a harmonia é um dos temas de teoria musical essenciais para quem quer saber mais sobre arranjo, por exemplo.

Além disso, o conhecimento de harmonia ajuda na hora de tirar de ouvido a linha melódica de um instrumento específico do arranjo. Ademais, cantores conseguem conhecer e saber trabalhar bem sua extensão vocal.

5. Melodia

Esse é um dos assuntos de teoria musical mais importantes, pois a melodia é um elemento pioneiro da música. As primeiras composições da história foram feitas apenas com melodias, sem harmonia ainda.

Qualquer sequência de notas, tocadas ou cantadas uma após a outra, é mais facilmente assimilada pela memória humana. Dessa forma, as melodias vocais são as mais lembradas na hora de se cantarolar uma música.

Porém, existem também solos instrumentais e riffs inesquecíveis, como Smoke On The Water, clássico do Deep Purple.

Além disso, o estudo da melodia de uma música ajuda muito na evolução da interpretação tanto de cantores quanto de instrumentistas.

6. Conceitos rítmicos

Mais um interessante tema de teoria musical para iniciantes. O estudo dos diversos conceitos rítmicos ajuda a distinguir os vários ritmos que acontecem simultaneamente em uma música.

Por exemplo, fica mais fácil distinguir a batida do violão.

Para completar, qualquer elemento da música tem ritmo, seja uma melodia vocal, uma linha de baixo, um riff e por aí vai. Esses ritmos são definidos pelas fórmulas de compasso, que organizam os tempos ou batidas dentro de um compasso.

Portanto, o estudo dos conceitos rítmicos ajuda a ter domínio da pulsação e do andamento, entre outros benefícios. Assim, um músico consegue melhorar bem sua noção de tempo ao tocar.

7. Leitura musical

A partitura é a única forma de notação musical que permite que instrumentistas toquem uma música sem nunca tê-la ouvido antes.

A leitura de partitura, junto à prática constante, faz um músico alcançar uma execução extremamente apurada. Em outras palavras, a técnica no instrumento é desenvolvida com a leitura de partitura.

E-book de partitura musical do Cifra Club

Existe também um aumento considerável no repertório de quem sabe ler partitura. Por fim, para ser profissional da música, dominar a leitura é um ótimo diferencial.

Agora que você já sabe quais assuntos de teoria musical estudar em 2024, temos uma dica de ouro para você: inscreva-se no curso de teoria musical do Cifra Club Academy!

Assim, com uma metodologia de ensino pensada na sua evolução, você vai poder alcançar seus objetivos de forma satisfatória e mais rápido.

Além dos cursos de partitura e harmonia, por exemplo, você pode também conferir aulas de violão, guitarra, baixo, bateria, ukulele, teclado, canto e muito mais.

Não perca mais tempo e venha estudar música com a gente!

Cursos do Cifra Club Academy
Picture of Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Read too

See more posts
OK