Como aprender acordes novos no violão? Confira 6 dicas
Aprenda acordes novos no violão para expandir seu repertório, melhorar sua técnica e tocar mais músicas!
Tem muito estudante que evita aprender acordes novos no violão com receio das dificuldades até se conseguir montá-los e tirar um som satisfatório. Contudo, não tem outro jeito: é preciso encará-los para evoluir no instrumento.

Mas isso não é tão complicado quanto parece. Organizando os estudos e sabendo hackear o violão (digamos assim), tudo fica bem mais fácil. Vamos lá!
6 dicas para fazer acordes novos no violão
Aprender acordes novos é uma excelente maneira de evoluir no violão, pois, além de ampliar o vocabulário musical, é possível conseguir tocar estilos que usam acordes mais complexos. Então, bora lá explorar nossas dicas? 🙂
1. Ter conhecimento teórico sobre formação de acordes
Saber o básico da teoria sobre como os acordes são formados ajuda muito a conhecer novos formatos.
Analisando os acordes que você já conhece, fica mais fácil modificar shapes, substituir e incluir notas.
Por exemplo, ao montar o acorde de Lá maior (A) sem pestana, tirando o dedo que pressiona a segunda casa na terceira corda, temos um Lá maior com sétima (A7).

E essa é apenas uma das inúmeras possibilidades de aprender acordes novos no violão usando a teoria sobre formação de acordes.
2. Sistema CAGED
Um modo maravilhoso para conhecer acordes novos no violão é o sistema CAGED ou sistema 5.
No entanto, é impossível usar esse sistema sem saber sobre formação de acordes e localização das notas ao longo do braço do instrumento.
O sistema CAGED possibilita montar um mesmo acorde com diferentes formatos. Por exemplo, o acorde de Dó maior (C) sem pestana pode ser feito com uma pestana na terceira casa, usando o shape do Lá maior (A).

Além disso, o sistema CAGED proporciona uma segunda maneira de aprender acordes novos no violão, montando diferentes acordes com um mesmo formato.
Por exemplo, arrastando o acorde de Mi maior sem pestana uma casa e fazendo uma pestana na casa 1, temos o acorde de Fá maior.

Contudo, para um uso natural e eficaz do sistema CAGED, é necessário conhecer bem como funciona a formação de acordes.
3. Aprenda acordes semelhantes ao que você já conhece
Algumas pessoas se sentem sem rumo na hora de aprender acordes novos no violão. Por isso, recomendamos que você comece com shapes parecidos com os que você já sabe tocar.
Além de facilitar na memorização dos novos formatos, isso ajuda você a entender a função de acordes com sétima, quarta, nona, entre outros.
4. Busque por acordes totalmente novos
Aqui, você pode começar a estudar acordes com formatos que te trazem dificuldade de montar e trocar.
Entre eles, temos os acordes dissonantes, acordes com extensões, pestanas, acordes com abertura de dedos e outros. Qual deles escolher para começar? Isso depende de quais acordes você já conhece.
Caso você já tenha um vocabulário razoável de acordes, é hora de buscar novos desafios. Contudo, procure por uma evolução sem saltos.
Se você já consegue tocar pestanas, comece a treinar dissonâncias não tão complexas. Depois que elas estiverem ok, comece a estudar dissonâncias mais complexas, por exemplo.
5. Estude formas específicas de montagem de acordes
Existem formações peculiares excelentes para aprender acordes novos no violão. Uma delas é a dropapem.
Geralmente, formamos os acordes na sequência da sobreposição de terças: fundamental (F), terça (3), quinta (5) e sétima (7), conhecida como posição fechada. Ela funciona bem no piano, mas traz limitações no violão.
Por exemplo, ao usarmos inversões ou dependendo da qualidade do acorde (nos diminutos principalmente) fica impossível montarmos o acorde no violão, devido às aberturas de dedo.
Mas, a dropagem resolve isso.
Drop 2 e Drop 3
Uma solução é o drop 2. Partindo da sequência fechada F – 3 – 5 – 7, colocamos a segunda nota mais aguda, que nesse caso é a quinta, como a mais grave, ficando 5 – F- 3 – 7.
Aplicando esse sistema em cada sequência de inversão possível da posição fechada, temos:
- F – 3 – 5 – 7 = 5 – F – 7- 3
- 3 – 5 – 7 – F = 7 – 3 – 5 – F
- 5 – 7 – F – 3 = F – 5 – 7 – 3
- 7 – F – 5 – 3 = 3 – 7 – F – 5
Todos esses formatos de acordes são executáveis no violão. Agora, espalhe cada uma dessas fórmulas do drop 2 pelo braço do violão.
Por exemplo, monte a sequência F – 5 – 7 – 3 usando as cordas D, G, B e E. Depois, faça isso nas cordas A, D, G e B. Por fim, nas cordas E, A, D e G. Veja quantos acordes novos você vai aprender!
Outra forma de dropagem é o drop 3, que segue o mesmo raciocínio, mas dropando a terceira nota mais aguda a partir da sequência fechada.
Shell voicing
Outra formação de acorde é o shell voicing, que consiste em tocar apenas a fundamental, terça e sétima de um acorde.
Ao tocar nessa sequência temos um shell voicing fechado. Porém, se tocarmos a fundamental, depois a sétima e por último a terça, temos um shell voicing aberto.
6. Saiba como estudar
Existem diversas maneiras de aprender acordes novos no violão. Você pode tirar de ouvido, usar o auxílio de cifras, assistir videoaulas, entre outras.
O importante, como já dissemos, é você não dar saltos na sua evolução e sempre buscar o conhecimento da teoria para compreender como usar os acordes e suas nomenclaturas.
Aumente seus conhecimentos teóricos com o Cifra Club Academy!
Curtiu nossas dicas sobre como aprender acordes novos no violão? Agora, se ficou aquele gostinho de quero mais, te convidamos a se inscrever no Curso de teoria musical do Cifra Club Academy!
Lá, você vai aprender tudo sobre escalas, intervalos, consonância, dissonância e muito mais. Então, não perca tempo e faça já sua inscrição!
Carlos de Oliveira
Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.