Acidentes musicais: saiba tudo sobre eles
Os acidentes musicais são sinais usados para indicar a alteração da altura de uma nota em seu estado natural.
As notas musicais podem ser tocadas meio-tom acima ou abaixo, e são os símbolos que fazem a indicação dessas mudanças.
Quer saber mais? Vem com a gente se aprofundar nesse conceito da teoria musical!
Conheça os acidentes musicais e sua função
Saber sobre acidentes musicais é importante para entender sua função em uma partitura. Afinal, eles têm efeito sobre as notas e em todo compasso. Veja agora quais são eles e como influenciam nas notas!
1. Sustenido (#)
O sustenido (representado por um #) altera a nota em um semitom acima. Se pegarmos o piano como exemplo, as teclas pretas à direita de uma nota natural serão as notas sustenidas.
Ou seja, de Dó para Dó#, o Dó# será tecla preta à direita do Dó.
2. Bemol (b):
O bemol (representado por um b) faz o caminho inverso do sustenido. Ele tem a função de alterar a nota em um semitom abaixo.
Nesse caso, também em um piano, as notas sustenidas serão as teclas pretas à esquerda De Ré para Réb, o Réb será a tecla preta à esquerda.
3. Bequadro (♮):
Já o bequadro (representado por um ♮) tem o efeito de retornar uma nota acidentada para o seu estado natural. Por exemplo, um Dó# volta a ser Dó quando há um bequadro antes da nota.
4. Dobrado sustenido (## ou X):
O dobrado sustenido (representado como ## ou X) altera a nota um tom acima (ou dois semitons). Por exemplo, o Sol## corresponde a Lá.
De modo geral, esse acidente não é tão comum. Ele aparece com mais frequência em contextos com estrutura mais teórica, modulações e passagens mais rebuscadas.
5. Dobrado bemol (bb):
O dobrado bemol (representado por bb) faz o caminho contrário do dobrado sustenido e altera a nota um tom abaixo. Por exemplo, o Lább corresponde a Sol.
Como os acidentes musicais aparecem na partitura
Os acidentes musicais podem aparecer em uma partitura de três formas distintas:
- Fixos na armadura de clave: é um dos indicadores da tonalidade da música.
- Acidente ocorrente: quando uma nota natural recebe o acidente em um compasso específico e quando o bequadro cancela o acidente.
- Acidente de precaução: quando é necessário reforçar ao leitor que uma nota se tornou alterada ou natural novamente alguns compassos antes de ser repetida.
Existem também os acidentes microtonais, mas esses raramente aparecem em partituras mais comuns.
Avance nos estudos e aprenda partitura com o Cifra Club Academy!
E aí, curtiu saber mais sobre os acidentes musicais? Aproveite para aprender esse e outros temas da teoria musical em no Curso de partitura do Cifra Club Academy!
Evolua seus conhecimentos em notas musicais, intervalos, formação de acordes e escalas, campo harmônico e muito mais. Não perca essa chance, hein? Te espero lá!
Bons estudos e até a próxima!
Ana Julia Santos
Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.