Cifra Club

Aprenda tudo sobre guitarra acústica e guitarra elétrica

Entenda as diferenças entre os dois tipos e qual é a melhor opção para cada estilo e técnica!

Apesar de serem o mesmo instrumento, existem diferenças significativas entre guitarra acústica e guitarra elétrica, o que pode ser decisivo na hora de comprar.

Existem diversos tipos de guitarra acústica e inúmeros modelos de guitarra elétrica no mercado. Então, fique com a gente e saiba mais sobre essa particularidade do universo das seis cordas! 🙂

Guitarra acústica e guitarra elétrica: entenda as principais diferenças e qual a melhor para você

Antes de mais nada, é ressaltamos que o violão também é uma guitarra acústica que recebeu um nome diferente, devido a algumas questões históricas.

Mas, quando falamos de guitarra acústica aqui, estamos nos referindo a uma linhagem de instrumento mais próxima das guitarras como conhecemos.

Ao comprar uma guitarra é preciso ter um conhecimento prévio de qual o instrumento é mais indicado para o estilo musical que você quer tocar.

Então, bora lá descobrir qual guitarra você precisa?

1. Estrutura e design

Podemos perceber as diferenças entre guitarra acústica e guitarra elétrica simplesmente ao olharmos para elas.

O corpo de uma guitarra acústica é maior e oco, sendo conhecido como a caixa de ressonância. Dessa forma, o som dela é projetado sem a necessidade de um amplificador.

Além disso, o tamanho da guitarra acústica e seu formato influenciam muito no timbre e na intensidade da projeção do seu som.

modelo de guitarra acústica
Créditos: Divulgação

Por sua vez, as guitarras elétricas possuem corpo sólido ou semi-sólido. Por isso, a captação do som se dá pelos captadores. Logo, a guitarra elétrica precisa de amplificador para receber os sinais elétricos enviados por eles.

Atualmente, existem guitarras elétricas com caixa de ressonância semelhantes às guitarras acústicas, mas que também usam captadores, permitindo serem tocadas de forma acústica ou ligadas a um amplificador.

Há duas classificações gerais de captadores: os de bobina simples e os de bobina dupla. 

Os single-coil, captadores de bobina simples, têm um som menos agressivo. Por outro lado, os de bobina dupla, conhecidos como humbuckers, são indicados para quem busca por timbres mais saturados. 

Assim como existem diferentes modelos e marcas de guitarra, existem diferentes tipos de captador, independente de como seja sua bobina.

2. Diferenças no som

Uma das mais marcantes diferenças entre guitarra acústica e guitarra elétrica está no timbre.

As guitarras acústicas possuem um timbre mais natural e encorpado. No entanto, o tipo de madeira usado na fabricação do corpo e o formato da guitarra influenciam significativamente no timbre que ela vai ter.

Precisamos frisar que para tocar com uma guitarra acústica em ambientes maiores ou em gravações, ela precisa ser microfonada, pois sua caixa de ressonância não é suficiente para essas situações.

A timbragem nas guitarras elétricas se torna um universo por si só, pois existem diversas marcas e modelos de captadores e amplificadores, cada um com sua sonoridade.

3. Amplificação

Como já percebemos, guitarra acústica e guitarra elétrica têm, cada uma, suas maneiras peculiares de utilizar a amplificação.

As guitarras elétricas possuem uma enorme variedade de amplificadores, que podem ser transistorizados ou valvulados. Em cada uma dessas duas modalidades, a quantidade de timbres que podem ser conseguidos são praticamente infindáveis.

Além disso, temos as diferenças de potência dos amplificadores, com marcas e modelos fornecendo desde diferentes ajustes de ganho e saturação, até sons mais limpos.

Como já vimos, a guitarra acústica precisa ser amplificada em duas situações: em primeiro lugar, no estúdio, onde um microfone é ligado à mesa de som e colocado próximo à caixa de ressonância da guitarra.

Em segundo lugar, em apresentações ao vivo feitas em locais maiores, um microfone é ligado ao PA e colocado próximo à caixa de ressonância da guitarra acústica.

4. Estilos musicais mais associados à cada um dos tipos de guitarra

Entre os gêneros musicais onde as guitarras acústicas mais aparecem temos o country, o blues, o jazz e o folk.

Por sua vez, não tem como não associarmos a guitarra elétrica ao rock e suas diversas vertentes, como o heavy metal, rockabilly, punk e indie, por exemplo.

Contudo, a guitarra elétrica também tem uma forte presença no blues, jazz, funk, reggae, até mesmo na MPB e sertanejo.

5. Técnicas mais usadas

Além das diferenças que já vimos, guitarra acústica e guitarra elétrica tem suas técnicas típicas.

Por exemplo, o body percussion é uma técnica da guitarra acústica. Porém, ela também permite o uso de técnicas de guitarra elétrica como palhetada alternada, hammer on, pull off, bend e fingerstyle.

Porém, a guitarra elétrica tem suas técnicas peculiares como tapping, sweep, volume swells e killswitch.

6. Diferença entre preços e manutenção

Existem diversos tipos de guitarra acústica e guitarra elétrica, gerando uma variação de preço que vai do mais barato ao mais caro.

Por isso, é importante você pesquisar bem qual guitarra se adequa mais ao tipo de som e estilos musicais que você quer tocar.

Com isso definido, fica mais fácil encontrar uma guitarra cujo preço caiba no seu bolso.

Além disso, você já vai ter uma ideia dos defeitos que ela pode apresentar ao longo do tempo e como e quanto você vai gastar para solucioná-los.

Quer evoluir ainda mais na guitarra? Nosso ebook te ajuda!

Agora que você já sabe as diferenças entre guitarra acústica e guitarra elétrica, é hora de evoluir mais nesse instrumento. Por isso, te convidamos a estudar nosso ebook 190 exercícios de guitarra!

Amplie seu vocabulário musical nas seis cordas baixando gratuitamente. Está esperando o que para virar um(a) guitar hero?

Picture of Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Read too

See more posts
OK